ColorADD: Sensibilização ao Daltonismo e Rastreio Visual nas escolas

As 63 crianças do 4º ano dos três centros escolares do concelho de Vila Nova de Cerveira participaram, na passada sexta-feira, numa ação de sensibilização sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas daltónicas. Além da consciencialização para a realidade do daltonismo e para a importância da acessibilidade em relação às cores no cotidiano, estas sessões junto da comunidade escolar também visam a deteção ou despiste de eventuais casos através de um rastreio visual.
Presente em cada sessão, a Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, sublinhou a vertente “educacional, inclusiva e prática” do projeto, que vem reforçar “o compromisso da autarquia com a sensibilização das novas gerações para a importância da empatia e da adaptação de espaços e sistemas às necessidades de todos os cidadãos, sem discriminações”. A cada criança do 4º ano, a Câmara Municipal ofereceu um kit, composto por um conjunto de lápis de cor e uma sebenta alusivos ao ColorADD.
O ColorADD foi apresentado de forma interativa e divertida, permitindo aos alunos perceberem na prática como esse sistema ajuda a superar as barreiras que o daltonismo pode criar em várias situações do dia a dia, como na leitura de gráficos, mapas e sinais de trânsito. A atividade incidiu na pintura de desenhos com as cores corretas, usando óculos que simulam a visão daltónica e recorrendo a estojos de lápis de cor inclusivos, desenvolvidos para identificação gráfica das cores, através dos símbolos convencionados pelo código ColorADD – o Alfabeto das Cores. No final, cada criança realizou um rastreio visual, permitindo a identificação e/ou correção de problemas de visão desde cedo, contribuindo para o sucesso escolar e o bem-estar geral das crianças.
De caráter anual, este programa interventivo em contexto escolar é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em parceria com o Agrupamento de Escolas do concelho, dinamizada pela associação ColorADD.Social em parceria com a Optiworld.
.