- Inicial
- Viver
- Ação Social
- Apoio ao Emigrante
- Programa Regressar
Programa Regressar
Um apoio financeiro para os emigrantes ou familiares de emigrantes que venham trabalhar para Portugal
No âmbito do Programa Regressar foi criada, através da Portaria n.º 214/2019, de 5 de julho, a medida Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal, implementada pelo IEFP, IP.
A medida consiste na atribuição de um apoio financeiro a conceder pelo IEFP, IP, aos emigrantes ou familiares de emigrantes que tenham saído de Portugal até ao final de 2015 e que iniciem atividade laboral por conta de outrem em Portugal continental, mediante a celebração de um contrato de trabalho sem termo entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.
O apoio financeiro é majorado em função da dimensão do agregado familiar associado a este regresso, estando ainda previstos apoios complementares para comparticipação de despesas com a viagem de regresso e transporte de bens para Portugal, bem como de eventuais despesas com reconhecimento de qualificações académicas ou profissionais.
As candidaturas à medida estão abertas desde 22 de julho de 2019. As candidaturas são efetuadas pelos destinatários no portal do iefponline, sendo necessário o registo prévio no portal, caso ainda não esteja registado. O formulário de candidatura encontra-se disponível no referido portal, na página “Apoios e Incentivos/Outros Apoios” ou na área de gestão do candidato, através de “Candidaturas a Apoios - Regresso de Emigrantes a Portugal”.
O GIP – Gabinete Inserção Profissional e o GAE – Gabinete de Apoio ao Emigrante estão disponíveis para apoiar neste Programa Regressar.