Banda Sinfónica da GNR atua no Palco das Artes

2024/10/04

No próximo dia 12 de outubro, às 21h30, o Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira acolhe o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, dirigido pelo Maestro Alferes Ricardo Torres. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.

Criada a 4 de janeiro de 1838, por decreto de D. Maria II, a Banda da Guarda Municipal, posteriormente designada de Banda de Música da Guarda Nacional Republicana, após a implementação da República, é conhecida pelo elevado grau de especialização dos elementos que constituem a Banda Sinfónica, assim como o seu amplo e valioso arquivo permitem que esta atinja em concerto um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres.

O Maestro Alferes Ricardo Torres é licenciado em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe dos Professores Manuel Jerónimo e Paulo Gaspar e Mestre em Ensino de Música no Instituto Piaget de Almada. Ao longo do seu percurso colaborou com diversas orquestras. Estudou Direção de Orquestra com o maestro Jean-Sébastien Béreau, e é Diretor Artístico e Maestro da Banda dos B.V. de Ílhavo – Música Nova. De 2005 a 2022 foi solista da Banda Sinfónica e Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana. Em janeiro de 2023, o Maestro Alferes Ricardo Torres assumiu o cargo de Chefe da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.

Com início rigoroso agendado para as 21h30, o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana no Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira é de entrada gratuita, mas sujeito à lotação do espaço. Os bilhetes serão disponibilizados a partir das 20h30, no próprio local.

O presente concerto enquadra-se na Comemoração do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo - Dia da Unidade, cujas cerimónias oficiais decorreram a 1 de outubro, em Vila Nova de Cerveira, com um programa específico da responsabilidade daquele Comando.