Dia do Município: Cerveira celebrou o passado com foco num futuro promissor

2024/10/02

Vila Nova de Cerveira assinalou, esta terça-feira, 1 de outubro, mais um Dia do Município agraciando 71 personalidades e entidades pela sua ação e contributo para a afirmação do concelho nas mais diversas áreas de atuação. Para o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, a celebração dos 703 anos de Vila Nova de Cerveira deve ser encarada a “olhar para o futuro com esperança e determinação” e com o “compromisso de continuar a trabalhar para criar melhores condições de vida para todos os Cerveirenses, cuidando e valorizando o nosso território”.

“Hoje, ao olharmos para a nossa história, podemos sentir orgulho do caminho percorrido. A luta pela defesa do nosso território, a preservação da nossa identidade e a busca pela melhoria das condições de vida têm sido constantes ao longo dos séculos. Vila Nova de Cerveira é um exemplo de como a determinação e a união podem levar ao progresso”, começou por dizer Rui Teixeira perante um auditório lotado do Palco das Artes.

O discurso da sessão solene do autarca cerveirense ficou ainda pautado pela garantia de trabalho em prol de “uma estratégia que promova a fixação da população, atraia investimento e valorize o nosso território”. “Acreditamos que o futuro de Vila Nova de Cerveira reside na capacidade de todos nós nos unirmos em torno de um objetivo comum: construir uma comunidade mais forte, mais inclusiva e mais sustentável. Para isso, é fundamental que todos os Cerveirenses se envolvam nas questões da sua terra, participando ativamente na vida comunitária”.

Rui Teixeira enunciou algumas iniciativas já implementadas com o objetivo de incentivar a participação da população, nomeadamente o projeto de descentralização das reuniões de Câmara e o projeto europeu Archethics, através do qual foram criados grupos com a participação da sociedade civil e instituições locais e nacionais para debater o futuro e importância do Castelo.

Não obstante, também foi elencado o trabalho já desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira em várias áreas para garantir um desenvolvimento sustentável e inclusivo, nomeadamente na educação e na cultura, pilares fundamentais para o desenvolvimento da comunidade. “Estamos a trabalhar para garantir que as nossas escolas ofereçam as melhores condições de ensino e aprendizagem. A requalificação da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira e melhoria dos demais estabelecimentos em Covas, Campos e Cerveira são um exemplo do nosso compromisso nesta área. Investimos na melhoria das infraestruturas, na formação dos docentes e na promoção de atividades que estimulem o conhecimento e a criatividade dos nossos jovens”, explicou Rui Teixeira, acrescentando: “e a 23a Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que decorreu recentemente, é um exemplo do nosso investimento na promoção da cultura e da arte. Este evento não só enriquece a oferta cultural da nossa região, mas também atrai visitantes e dinamiza a economia local”.

Fazendo uma retrospetiva da ação do executivo municipal ao longo do último ano, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira abordou ainda as políticas que visam a proteção do ambiente e a promoção da sustentabilidade, através da instalação de redes de defesa da floresta contra incêndios e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis; a aposta num futuro sustentável em termos económicos e sociais para Cerveira e os jovens Cerveirenses com a criação de um Centro de Inovação com empresas do tecido empresarial de Cerveira e a Universidade do Minho; o investimento na melhoria das infraestruturas e dos serviços públicos, “lutando por um bom sistema de transportes, o acesso a serviços de saúde de qualidade e a valorização do património histórico e cultural”; e ainda a vertente social, cujo objetivo “é garantir que ninguém fique para trás e que todos tenham acesso a condições de vida dignas. Estamos a trabalhar em parceria com diversas entidades para promover a inclusão social e combater as desigualdades”.

A comemoração dos 703 anos de atribuição da Carta do Foral do Rei D. Dinis a Vila Nova de Cerveira arrancou com o Hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional e do Hino de Cerveira, em frente ao edifício da Câmara Municipal, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira. Seguiu-se a Sessão Solene de Imposição de Medalhas Municipais e Menções Honrosas, com um grande enfoque no reconhecimento e valorização de Cerveirenses ligados à educação, ao desenvolvimento económico e ao desporto.

O período da tarde ficou reservado para as Cerimónias Oficiais de Comemoração do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo - Dia da Unidade, culminando, com um Verde de Honra e partilha de Bolo do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo (Dia da Unidade), no Palco das Artes.

Lista de homenageados

Medalha Municipal de Mérito

Grau Ouro

• Acácio da Silva Pereira Pinto
  • António Manuel Vasconcelos Cabral Pinto
  • Iuri Leitão
  • Transcarp – Transportes & Logística, Lda.
  • Venceslau Artur de Carvalho Teixeira
  • Docentes do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira

Grau Prata

• Associação Recreativa Cultural de Nogueira
  • ETAP – Escola Profissional (Unidade de Formação de Vila Nova de Cerveira)
  • Fundilusa
  • Gestamp
  • J. Lara Filho & Companhia, Lda.
  • Parque de Campismo de Covas

Medalha Municipal de Serviço Público

• 12 colaboradores municipais

Menção Honrosa