Festival da Pizza’24 marcado pela descoberta de novos sabores e experiências italianas

2024/09/25

‘Buon Appetito’ e ‘La Famiglia’. Duas expressões tipicamente italianas que se enquadram perfeitamente no Festival da Pizza de Vila Nova de Cerveira, cuja 3ª edição mantém a presença do conceituado chefe italiano Sergio Crivelli e ganha um novo impulso gastronómico e lúdico. Há novas iguarias afetas às cidades de Palermo e de Sorrento, mais momentos para os ‘bambini’, mais parcerias com entidades de Itália e mais exposições – motores e arte. De 27 a 29 de setembro, na Praça Alto Minho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira desafia a apurar o paladar italiano num ambiente familiar! E mais: e quem apresentar a pulseira HoliColor Run terá um desconto de 10% no menu.

À experiência gastronómica dos sabores únicos oferecidas pelas cidades presentes nas edições anteriores, como as pizzas de Roma, Milão e Nápoles; das pastas frescas e risotos de Génova e da lasanha oriunda de Parma; este ano juntam-se duas novas iguarias: a Pinsa da cidade de Palermo, um produto único de origem ancestral, que se distingue no sabor e na forma de apresentação, além de ser mais leve para a digestão; e o Nhoque, com queijo parmesão e molho pesto, da cidade de Sorrento. Para os mais gulosos, há ainda expositores com as sobremesas tipicamente italianas.

Esta 3ª edição volta a contar com as especialidades do chefe Sergio Crivelli, uma das referências da culinária italiana, em Portugal. O conhecido chef, há décadas radicado no nosso país, vai apresentar a tradicional pasta feita ao vivo desde a sua produção à confeção e um risoto com produtos recém-chegados da sua terra-natal.

Mas Itália é muito mais do que confortar o estomago. A envolvência da Praça Alto Minho vai mergulhar nas sonoridades da cultura transalpina, com concertos ao vivo de Anonima Nuvolari, Stefano Saturnini e Valerio Ananse; workshops de risoto e pizza; caricaturas ao vivo; e uma exposição em permanência de painéis da célebre Casa Artusi, organizada pela Câmara de Comércio Luso Italiana em parceria com o Instituto Cultural Italiano. Destaque ainda para propostas relacionadas com carros, nomeadamente uma exposição em permanência de Alfa Romeo, um dos quais um Alfa Romeo Giulia 1600 Spider, de 1962, do colecionador Rui Evangelista de Monção, numa parceria com a Alfa Romeo Clube de Portugal; um desfile de 40 viaturas da Alfa Nord “200 Milhas” (no sábado 28, pelas 13h00); e a apresentação do primeiro carro elétrico da Alfa Romeo, o Alfa Romeo Júnior.

A vasta programação do Festival da Pizza’24 não esquece os ‘bambini’, estando previstos workshops, pinturas faciais e uma das novidades desta edição, a ‘Bambini Disco’, um momento de dança com mascotes para o público infantil.

De salientar que, no último dia deste festival italiano, a pizza clássica é a rainha de uma competição, o Troféu Pizzaiolo do Alto Minho, este ano com a presença da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos.

O Festival da Pizza é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Associazione Sapori Italiani, e que este ano conseguiu atrair duas novas parcerias que enriquecem o evento, nomeadamente a Câmara de Comércio Luso-Italiana e o Instituto Italiano de Cultura.

De sexta-feira a domingo, Vila Nova de Cerveira propõe mais uma viagem à cultura italiana com o III Festival da Pizza, e muitas novidades para experienciar em momentos de família. A Cerimónia de Abertura acontece na sexta-feira, pelas 18h30, com um momento de ‘Pizza Acrobática - Duo Meraviglia Show’.

A Itália vem até si, em Vila Nova de Cerveira!

Sexta-feira, dia 27

• 18h30: Cerimónia de Abertura: Pizza Acrobática - Duo Meraviglia Show
  • 19h00: Aperitivo Italiano
  • 19h30: Música ao vivo com Anonima Nuvolari