Cerveira e Tomiño preparam Semana Europeia do Desporto inclusiva e ativa

2024/09/23

Sob o lema ‘Desporto sem fronteiras, sem idade e sem género!’, a Eurocidade Cerveira-Tomiño dinamiza, entre 23 e 29 de setembro, um conjunto de atividades desportivas gratuitas, envolvendo todas as modalidades disponíveis neste território comum, num desafio lançado a associações e população de todos os grupos etários de ambos os concelhos. Objetivo passa por estimular a prática regular de atividade física ao longo de todo o ano, por forma a adotar um estilo de vida saudável.

A vasta e diferenciada programação arranca com uma Cerimónia de Abertura da Semana Europeia do Desporto, agendada para segunda-feira, 23 de setembro, pelas 18h00, no Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira, seguindo-se sete dias com diversas modalidades em destaque e para públicos específicos, que culminam num verdadeiro ambiente de festa com a HoliColor Run que promete ser uma experiência memorável, que alia a promoção de estilos de vida saudável às energias e coisas boas da vida.

Tendo como palco o Parque de Lazer do Castelinho, o segundo dia, 24 de setembro, é dedicado aos seniores, com uma competição que envolve a equipa das olimpíadas seniores, a Unisénior, utentes das IPSS de Cerveira e de Tomiño e população sénior das freguesias, com jogos como Voleibol, Petanca e Boccia. Já para quarta-feira, 25 de setembro, o desafio abrange as empresas de ambos os concelhos, com o intuito de proporcionarem aos seus colaboradores uma pausa ativa no trabalho, à semelhança do que também vai fazer o Município de Vila Nova de Cerveira.

Para a quinta-feira (26 de setembro) prevê-se uma atividade que envolva a comunidade imigrante residente nos concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, dando a oportunidade de apresentarem a sua cultura no âmbito do desporto. Agendada para as 18h00, esta proposta conta com a participação do campeão paraolímpico David Mella. Já o dia 27 será dedicado ao desporto escolar, incentivando à prática desportiva com participação de um embaixador.

Entrando no fim-de-semana, a proposta para sábado, 28 de setembro, é a de realização do Duatlo Jovem, numa organização conjunta com a Pedal’Arte, além de serem disponibilizados jogos tradicionais e lúdicos, no Parque de Lazer do Castelinho, onde as pessoas, de forma individual ou em grupo percorrem um circuito de atividades. Para a noite, está agendada uma aula de hidroginástica gratuita na Piscina Municipal com vagas limitadas (necessária inscrição prévia).

A comemoração da Semana Europeia do Desporto culmina no domingo, 29 de setembro, com a HoliColor Run: a primeira em Cerveira e a primeira com caráter internacional, com a parceria do Concello de Tomiño (Galiza, Espanha), com passagem na Ponte Internacional da Amizade. São 4kms, com início e fim junto ao Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira. O evento arranca às 15h00 prolongando-se até às 20h00, pois a corrida culmina com o Sunset Holi Color, com a atuação de Kyd3n e Pedro Pagodes, além da dinamização de vários Color Moments, Zumba by Liliana Silva, Festa da Espuma, dança e prémios para as melhores fantasias. Estimando-se a participação de mais de 1500 pessoas, o melhor deste evento é a diversão e a magia associados, onde se pretende impulsionar a mensagem de colorir a vida, com sorrisos e boas energias.

A Semana Europeia do Desporto regressa com a sua 10ª edição! Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., e que visa a promoção da participação no desporto e na atividade física, assim como aumentar a consciência sobre os seus muitos benefícios. O principal tema da campanha continua a ser #BeActive, incentivando cada cidadão a ser ativo não só durante a SED como durante todo o ano.