Autarca felicita equipa Cerveira-Tomiño pela conquista do 5º troféu ‘Olympics4All’

2024/09/12

A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño revalidou o título de campeã das Olimpíadas Intergeracionais - ‘Olympisc4All’, cuja 8ª edição decorreu, entre esta segunda e quarta-feira, em Monção, com a participação de cerca de 400 seniores. O autarca Rui Teixeira parabeniza os 40 elementos “pela dedicação e resiliência demonstrada e pela sua importância para o reforço da estratégia da Eurocidade”.

“As Olimpíadas Intergeracionais representam uma mais-valia e um contributo indubitável para o incremento da prática do exercício físico na população sénior. Este projeto é um exemplo graças à participação dos seniores e envolvimento dos municípios e dos seus técnicos. E vocês são um exemplo e um orgulho para Cerveira e Tomiño, reafirmando o desporto não tem idade nem fronteiras”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Cerveira-Tomiño venceu as últimas cinco edições das olimpíadas seniores ‘Olimpics4all’. No entanto, a prática de exercício físico e o convívio que são a essência deste projeto não se esgota nas competições distritais de periodicidade anual. Os 40 elementos da equipa de Cerveira-Tomiño encontram-se duas vezes por semana, no Parque de Lazer do Castelinho, para sessões de treinos monitorizados.

No total, Monção acolheu cerca de 400 seniores - em representação de todos os concelhos do Alto Minho, dos municípios de Salvaterra do Minho e de Fornos de Algodres, e ainda a presença da APPACDM de Viana do Castelo e Monção. Entretanto, já ficou definido que a 9ª edição, em 2025, decorrerá no concelho de Valença.

De sublinhar que o projeto ‘Olympics4All’ – Olimpíadas Intergeracionais foi idealizado e concretizado pela Câmara de Vila Nova de Cerveira, em 2015, em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tendo desafiado os municípios alto-minhotos a aderir, mantendo-se até aos dias de hoje esta cooperação intermunicipal. Não obstante, a iniciativa está a ser replicada a nível europeu – Bulgária, Itália, Hungria, Eslovénia e Espanha -, com a designação de ‘In Common Sports’.