‘Olympics4All’: Seniores ‘olímpicos’ alinham na competição/convívio distrital

2024/09/10

Os 40 elementos da equipa ‘Olymppics4All’ Cerveira-Tomiño estão a participar, até esta quarta-feira, na 8ª edição das Olimpíadas Seniores, no Parque das Caldas, em Monção. No total, cerca de 400 seniores - em representação de todos os concelhos do Alto Minho, dos municípios de Salvaterra do Minho e de Fornos de Algodres, e ainda a presença da APPACDM de Viana do Castelo e Monção – encaram este evento como uma partilha de experiências desportivas e sociais, em especial no âmbito dos benefícios para a saúde e bem-estar.

Com boa disposição e companheirismo, o evento arrancou este domingo, com a cerimónia de abertura com a presença de todas as comitivas e de autoridades municipais. Em representação de Vila Nova de Cerveira, a Vereadora com o pelouro do Desporto, Carla Segadães, reforçou a importância deste projeto na consciencialização para a prática da atividade física diária, monitorizada e gratuita de grupos mais vulneráveis e o respetivo impacto na aptidão física e mental”. Em especial, à equipa de Cerveira-Tomiño, Carla Segadães desejou boa sorte, e que mantivessem “a mesma dinâmica, entrega e empenho aplicados ao longo de todo o ano nos treinos semanais”.

Ao longo de três dias, as equipas presentes vão praticar várias modalidades, desde jogos tradicionais, como petanca e malha, até ao basquetebol, voleibol, futebol, badminton, natação e atletismo. De realçar o jantar-convívio de encerramento, agendado para esta quarta-feira, no qual acontece a entrega de prémios individuais e do troféu à equipa que reúne mais pontos, além de ser anunciado o concelho responsável por receber em 2025, a 9ª edição do ‘Olympics4All’ – Olimpíadas Intergeracionais.

De sublinhar que o projeto ‘Olympics4All’ – Olimpíadas Intergeracionais foi idealizado e concretizado pela Câmara de Vila Nova de Cerveira, em 2015, em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tendo desafiado os municípios alto-minhotos a aderir, mantendo-se até aos dias de hoje esta cooperação intermunicipal. Não obstante, a iniciativa está a ser replicada a nível europeu – Bulgária, Itália, Hungria e Espanha -, com a designação de ‘In Common Sports’.

olympics_2024_1
olympics_2024_2