Autarquia assegura conservação de património e obras de arte em espaço público

2024/09/09

Fazendo jus ao seu epíteto de ‘Cerveira, Vila das Artes’, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem em curso uma importante operação de beneficiação/reabilitação de dois imóveis classificados como interesse público e de algumas das esculturas que se encontram em espaço público. Os trabalhos assumem uma grande importância para a identidade cultural da comunidade cerveirense e para potenciar a promoção turística.

Efetuado um levantamento técnico do estado de conservação e restauro de alguns edifícios públicos e dos conjuntos escultóricos de arte pública presentes no território cerveirense, os trabalhos incidiram na muralha do Castelo D. Dinis e em seis esculturas, com destaque para uma melhoria geral do ‘Cervo’ do Mestre José Rodrigues na véspera do seu quadragésimo aniversario, para além do Fortim da Atalaia, no qual uma peritagem técnica recomendou o abate da árvore existente no seu interior, devido ao risco de derrocada da estrutura, estando o monumento em fase de projeto de reabilitação.

A preservação e valorização do património municipal é um dos compromissos enquadrados na opção e estratégia política da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. “Cuidar do nosso património é cuidar da nossa identidade e demonstra bem o caminho que este executivo quer para o concelho. Um concelho virado para o futuro alicerçado na riqueza histórica do passado; um concelho moderno sem esquecer as suas raízes e tradições; um concelho dinâmico e bem-apresentado para residentes e turistas”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, acrescentando: “Esta primeira operação sinalizou alguns dos elementos mais importantes, conferindo maior dignidade ao serviço público, da história e do turismo”.

Pelo caráter emblemático - histórico e turístico -, o Castelo D. Dinis e o Cervo de José Rodrigues são duas das intervenções em curso com maior destaque. O primeiro, com uma limpeza geral no perímetro exterior, dado que o estado em que se encontrava não é o mais idóneo para a captação turística, transmitindo uma imagem negativa que recai sobre a esfera municipal (apesar do edifício estar sob alçada do Estado Central). O segundo, por ser a escultura mais visitada, e que carecia de um melhoramento na imagem, bem como se procedeu ao reforço da sinalética a identificar e a chamar a atenção para a necessidade da sua proteção e preservação.

Três das esculturas de Zadok Ben-David instaladas em Vila Nova de Cerveira também sofreram melhorias generalizadas, com incidência na estrutura de base, nomeadamente o "O Rei Veado" (2004), na rotunda conhecida como Cervo; “Girl on the run” (2018) patente no cais do rio Minho; e “Evolution and Theory” (1996), na fachada do edifício da ETAP. Da lista de beneficiação ainda fazem parte a escultura "Catedral” (1999) de Isabel Cabral e Rodrigo Cabral, localizada no Largo 16 de Fevereiro, simbolizando a flor que se abre à vida contendo os quatros elementos da natureza: Terra, Água, Fogo e Ar; e o Busto de Manuel José Lebrão, benemérito cerveirense que, com o fim de auxiliar os doentes desprotegidos, mandou erigir, em 1926, um grandioso hospital na sede do Concelho de Vila Nova de Cerveira, inaugurado em 1929, e que ofereceu à Misericórdia de Cerveira dotado com mais mil contos.