Autarquia garante financiamento para construção de habitações a custos controlados

2024/09/03

Seis fogos habitacionais vão ser construídos de raiz no terreno do antigo edifício do Jardim de Infância de Campos, em Vila Nova de Cerveira, num investimento de cerca de 700 mil euros, comparticipado na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência. A medida enquadra-se na Estratégia Local de Habitação delineada pelo executivo liderado por Rui Teixeira que também já viu garantidos 5.5ME do PRR para a reabilitação do Bairro Social da Mata Velha, e que vai beneficiar 53 agregados familiares.

A revisão do diagnóstico global das necessidades habitacionais realizada, em 2022, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira contemplou a identificação de edifícios e frações devolutos e propriedades de várias entidades, que passaram a integrar a Estratégia Local de Habitação que, de um modo geral, prevê dar resposta à situação de carência habitacional de 129 agregados familiares.

Desta forma, e após aprovada a candidatura ao PRR, o terreno do antigo edifício onde funcionou o Jardim de Infância de Campos vai acolher seis habitações a custos controlados, das quais quatro são de tipologia T2 e duas de tipologia T1. O financiamento está garantido – aproximadamente 700 mil euros - com um prazo de conclusão estimado até 30 de junho de 2026.

Desde a tomada de posse, em 2021, que o objetivo do executivo cerveirense passa por implementar medidas que visem mitigar os problemas de habitação abrangentes existentes no concelho. “Em Vila Nova de Cerveira, a oferta habitacional é escassa ou inexistente e para quem tem baixos rendimentos, como é o caso dos jovens em início de carreira profissional, torna-se muito difícil conseguir uma habitação condigna, o que os leva a procurar opções noutros concelhos”, explica o Presidente da Câmara Municipal, acrescentando: “Se queremos atrair e fixar população no concelho, temos de ter um pacote completo – oferta de trabalho, habitação e competitividade - como fator de atratividade para o investimento na indústria e economia em geral”, assegura Rui Teixeira.

A aposta do executivo cerveirense na política de habitação reflete-se nos vários mecanismos públicos que vão surgindo em parceria com entidades promotoras, bem como na atração de investimento privado nesta área, o que, neste momento, já é visível a construção de 27 habitações na Praça Alto Minho e de 35 fogos habitacionais em frente ao Fórum Cultura de Cerveira. De salientar que nesta mesma zona ainda está prevista a construção de 91 habitações em mais três lotes.