2024/09/03

A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira já recebeu mais de 6000 visitantes. Os números foram divulgados hoje pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Rui Teixeira, que afirma que a edição “está a ser um sucesso”. O evento apresenta um novo horário a partir de amanhã, 3 de setembro.

Até 30 de dezembro Vila Nova de Cerveira é palco da XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que sob o tema “És Livre?” apresenta 160 obras, de 120 artistas de 20 países. Assinalando 46 anos, a bienal de arte mais antiga da Península Ibérica convida artistas, pensadores e públicos a refletir em torno do tema da Liberdade, problematizando questões associadas aos valores democráticos conquistados na Revolução de Abril de 1974 e nos quais se alicerça o legado histórico e cultural erigido pela Bienal Internacional de Arte de Cerveira, fundada em 1978.

Fazendo um balanço dos primeiros 45 dias de evento, Rui Teixeira, afirma: “Temos tido feedback muito positivo, que se reflete não apenas a nível do número de visitantes, que já ultrapassa os 6 mil, como a nível de apreciação por parte do público. Está a ser um verdadeiro sucesso”.

O horário é ajustado a partir de amanhã, 3 de setembro, mas até dezembro o programa prossegue com intervenções e residências artísticas nas freguesias do Concelho, com o campo criativo europeu EuroFarbrique Art Camp, de 23 a 27 de setembro, e com o encerramento do ciclo de conferências internacionais, a 23 de novembro. Já no último trimestre do ano, a ação será mais voltada para a medição de públicos junto da comunidade escolar, associações e IPSS.

Com direção artística de Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, o evento adota o modelo de 1978, com algumas novidades nas orientações programáticas: homenagem a Isabel Meyrelles, exposição do concurso internacional e artistas convidados, projetos curatoriais, o projeto “Livre Trânsito”, com residências artísticas em todas as freguesias de Vila Nova de Cerveira, o ciclo de conferências internacionais sobre o tema da “Liberdade”, ateliers livres, visitas orientadas, entre outras ações de mediação.

De referir que a iniciativa é promovida no âmbito da candidatura “És Livre? Novos olhares sobre coleções e criações para pensar a Arte e a Liberdade” (2023 – 2026 – Apoio Sustentado – Artes Visuais Criação e Programação), que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e que a FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Horário de 3 de setembro a 30 de dezembro de 2024:

• Fórum Cultural de Cerveira (aberto até 30 de dezembro)

terça a sábado: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Encerrado às segundas-feiras, domingos e feriados

• Galeria Bienal de Cerveira (aberta até 28 de setembro)

• Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira (aberta até 15 de setembro)

terça a sexta-feira: 14h00 às 18h00

sábados: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Encerrado às segundas-feiras, domingos e feriados

• Convento de San Payo (aberto até 15 de setembro)

Aberto de quinta-feira a domingo, 14h-18h00

Página oficial do evento: https://www.xxiii-bienal.bienaldecerveira.pt