Região Norte: Cerveira é líder das exportações de construção naval com 87,2%

2024/08/21

É mais um indicador distinto que corrobora a vigorosa dinâmica das empresas de construção naval com sede na Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira. O concelho lidera as exportações na indústria da construção naval em toda a Região Norte (86 municípios), com uma impressionante participação de 87,2% no total da fileira. Os resultados divulgados pela CCDR-Norte indicam que Vila Nova de Cerveira passou de 69ME exportados em 2019 para 123ME em 2023, nesta área específica.

“O trabalho de perseverança dos nossos empresários, alicerçado no bom desempenho dos seus colaboradores e das profícuas parcerias só podia ter este merecido resultado. Um reconhecimento que vem corroborar as condições singulares de recursos humanos, de infraestruturas de vanguarda e de posição estratégica que Vila Nova de Cerveira oferece e, consequentemente, regozija-se com estes resultados regionais que deve orgulhar toda a comunidade cerveirense”, assegura o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira. E acrescenta: “Prosseguimos com a mesma convicção e confiança de que o nosso papel, enquanto autarquia, é dar resposta encontrando soluções viáveis para manter este caminho de sucesso”.

As exportações da fileira da construção naval foram de 141ME em 2023, correspondendo a 0,52 % do total das exportações da Região Norte. Entre 2022 e 2023, as exportações desta fileira aumentaram 12,4% e, num período mais alargado, entre 2011 e 2023, as exportações da fileira registaram um aumento acentuado de 182,2%, que contrasta com um crescimento de 68,7% nas exportações totais do Norte.

Em 2023, as exportações da fileira envolveram seis atividades económicas e 26 produtos diferenciados. A principal atividade económica é a construção de embarcações de recreio e de desporto, da qual se destaca o concelho de Vila Nova de Cerveira com os 74,3% do total das exportações da fileira, tendo como principais países-destino das exportações a França (32,5%), a Alemanha (12,8%) e a Espanha (11%).

Já na fileira automóvel, o concelho de Vila Nova de Cerveira também surge muito bem posicionado entre os 86 municípios da Região Norte. Em 2023, destaca-se como o 3º concelho mais exportador, após Vila Nova de Famalicão e Braga. De salientar que as exportações da fileira automóvel sediada no Norte atingiram 5 357 M€ em 2023, o valor mais elevado entre todas as fileiras identificadas, correspondendo a 19,8% do total das exportações da Região. Entre 2022 e 2023, as exportações desta fileira aumentaram 12,7%, em contraciclo com a estagnação registada no total do Norte. Num período mais longo, entre 2011 e 2023, o crescimento acumulado das exportações da fileira automóvel foi de 77,5%, acima do crescimento das exportações totais da Região (+68,7%).