‘O Mundo a Dançar’ traz Colômbia, Espanha, México e Taiwan a Cerveira

2024/08/06

O Festival Internacional de Danças Folclóricas – ‘O Mundo a Dançar’ chega a Vila Nova de Cerveira, esta sexta-feira, dia 9 de agosto, às 22h00, no Auditório Municipal. O célebre espetáculo assume-se como uma viagem memorável pela cultura de outros países, através da música e dança, num ambiente alegre e colorido.

Organizado pela Grupo Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, de Monção, o 39º ‘O Mundo a Dançar’ conta com 9 grupos oriundos de todo o mundo (Colômbia, Coreia, Espanha, México, Panamá, Portugal, Sérvia, Taiwan e Uruguai), que vão atuar em nove localidades do distrito de Viana do Castelo e ainda em Salvaterra do Miño (Galiza).

Os grupos de Colômbia, Espanha, México e Taiwan vão subir ao palco da ‘Vila das Artes’, já esta sexta-feira à noite, com início às 22h00, para um espetáculo contagiante de cor e movimento, num inesgotável intercâmbio cultural.

• Colômbia: a Fundação Ballet Folclórico de Nobsa a dar a conhecer as danças que recriam em grande parte o impacto da história colombiana em ambientes regionais. O repertório reflete o papel da dança na Colômbia, que tem sido excelente medida definida por diversas culturas deixando um legado e expressando as suas crenças, experiências e sobrevivências de fatos antigos que marcam as suas raízes, independente de classe sociais e raciais;
  • Espanha: Asociación de Coros y Danzas Mazantini a representar a beleza e a pureza do folclore espanhol, especialmente da região de La Mancha de onde o grupo é oriundo;
  • México: o Ballet Folklórico del Instituto Tecnológico de Celaya que tem como objetivo fundamental difundir a dança tradicional mexicana para preservar as raízes da identidade nacional. Conta com uma grande participação de jovens e um amplo repertório de danças do México;
  • Taiwan: o Yuan- Yuan Dancing Group com as tradicionais danças chineses e taiwanesas, o grupo tenta incluir a arte popular local de Taiwan e recursos relacionados em sua criação para tornar seu repertório mais variado.

O “FOLKMONÇÃO” foi reconhecido, em novembro de 2006, pelo C.I.O.F.F. (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de artes tradicionais, estatuto B da UNESCO). Todos os espetáculos têm entrada livre.