Cerveira acolhe concerto comemorativo da Orquestra Clássica de Vigo

2024/07/31

Como forma de assinalar o 40º aniversário, a Orquestra Clássica de Vigo está a dinamizar um programa monográfico dedicado ao mestre Reveriano Soutullo, um dos compositores galegos mais importantes. Organizado pela Deputación de Pontevedra, o ‘Ciclo: Concertos às Beiras do Miño’ vai passar por cinco concelhos portugueses e galegos, sendo Vila Nova de Cerveira um dos privilegiados ao receber o espetáculo de música clássica, dia 10 de agosto, no Auditório Municipal. Entrada livre.

Em 2024 assinala-se o centenário da estreia de ‘La leyenda del beso’, obra fundamental no repertório de Reveriano Soutullo. Nascido em Ponteareas em 1880, é um dos compositores mais importante da história da Galiza, tendo-se convertido no autor galego mais ovacionado da história graças à sua repercussão e gravações posteriores na Ibero América. Trabalhando com Juan Vert, Soutullo alcançou o reconhecimento com as suas zarzuelas, conseguindo um espaço incontestável entre os artistas mais importantes do primeiro terço do século XX no género lírico.

Com estes cinco concertos, com epicentro no rio Minho, a Orquestra Clássica de Vigo pretende colocar a tónica na música que Reveriano Soutullo dedicou à sua terra, repartida entre Ponteareas, Redondela e Vigo. «Puenteareas» é um hino, ao qual se acrescentam duas obras recuperadas e reinstrumentadas por Manuel Martínez Álvarez-Nava, diretor da Orquestra Clássica de Vigo: ‘La suite Vigo’ e o ‘pasodoble Redondela’, estreia absoluta neste ciclo de concertos que, além de Vila Nova de Cerveira, passa também por Melgaço, Oia, Salvaterra e A Guarda.

Criada em 1984 pelo ainda seu diretor titular e artístico, Manuel Martínez Álvarez-Nava, a Orquestra Clássica de Vigo oferece a sua programação anual na cidade de Vigo. Al longo dos seus 40 anos de história, já são mais de 500 as obras interpretadas e mais de 650 instrumentistas de toda a Galiza e Norte de Portugal, com mais de 140 solistas. A Orquestra Clássica de Vigo não compreende estilos ou rótulos na sua programação, o que é entendido como uma oportunidade para explorar a riqueza do património musical e atrair outros públicos, para além dos da música clássica tradicional. De salientar que, nos últimos anos, tem apresentado propostas de dança, cinema em direto, bandas sonoras, propostas atuais e obras consagradas.