Certame de Pintura Antonio Fernández coloca em tela espaços e vivências da Eurocidade
As ruas de Cerveira e de Tomiño voltam a encher-se de cavaletes, telas e muita cor com o XII Certame de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernández. Organizado pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da Comunidade de Montes de Goián, está agendada, para 18 de agosto, uma nova edição deste concurso que procura cativar amantes da pintura para recolher ao vivo as paisagens ou momentos de vários pontos ao longo de ambas as margens do rio Minho.
As pessoas interessadas podem inscrever-se, de forma gratuita, até dia 16 de agosto, através da página web da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A inscrição é assumida por ordem de registo, não sendo permitidas inscrições presenciais no próprio dia. Os participantes devem apresentar-se no dia do certame, entre as 08h30 e 10h30 (hora PT) na Aula Museo Antonio Fernández, para que a organização sele e numere o suporte utilizado para a elaboração do quadro.
Concluídas, as obras serão apresentadas sem assinatura e com o título no verso, junto com o cavalete, para exposição na Praza Pintor Antonio Fernández, entre as 16h00 e as 17h00 (hora PT), e para a classificação por parte do júri, que emitirá a sua decisão anunciando os vencedores às 17h30 (hora PT).
No total, de 2.650 euros em prémios nas três categorias participantes: infantil, até 11 anos; juvenil, de 12 a 17 anos; e adultos. Os prémios são outorgados pelo Concello de Tomiño, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira e a Comunidade de Montes de Goián.
As bases completas podem ser consultadas na página web da Eurocidade Cerveira-Tomiño (https://eurocidadecerveiratomino.eu/wp-content/uploads/2024/07/Bases-Certamen2024.pdf )