Em Dia de Santiago, Cerveira ‘certifica’ 25 mini-peregrinos!

2024/07/25

Absorvida a informação histórica, de vieira ao peito e de credencial na mão (elementos criados especificamente para este dia), 25 crianças de Vila Nova de Cerveira já estão aptas para se tonarem peregrinos de Santiago de Compostela. Pelo menos, a experiência foi vivida intensamente ao longo do dia de hoje, com direito a carimbar o momento!

‘Passinho a passinho, se faz o Caminho’. A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, dinamizou um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas em torno da comemoração do Dia de Santiago (25 de julho), associada à transmissão e vinculação patrimonial.

Após as boas-vindas, o dia começou com uma visita ao Banco do Peregrino, seguindo-se a descoberta de algumas setas que indicam o Caminho Português da Costa. Seguindo-as, o grupo chegou ao marco Km134 para uma Hora do Conto especial, com a leitura da obra ‘O Camiño’.

Regressados à Biblioteca Municipal, eis que o Professor de Artes, Alberto Ferreira, liderou uma atividade com recurso ao barro, criando elementos sui generis como a vieira e o carimbo. Depois, cada criança recebeu uma vieira que, devidamente pintada com o símbolo e identificada com o nome, foi colocada ao peito orgulhosamente.

Mas, os desafios e as surpresas ainda continuaram no período da tarde, após um divertido piquenique no Jardim Solar dos Castros. Ao sair rumo ao Antigo Hospital dos Peregrinos – hoje Igreja da Misericórdia – eis que o grupo de separa com um peregrino alemão, e que partilhou um pouco da sua experiência e expetativa para chegar a Santiago.

De portas fechadas, a visita ao interior do Castelo D. Dinis suscitou enorme interesse, não fosse o Património um elo tangível que nos une com o passado. Para Cerveira, este monumento é um legado patrimonial inalienável que, perante o interesse manifestado pelas gerações vindouras, merece estar ao serviço da comunidade e dos turistas. Já na Igreja da Misericórdia, o Arquiteto Municipal, Jorge Martins, fez um enquadramento histórico do edifício, da sua função há uns séculos atrás, e deu a conhecer o ‘cofre das 7 chaves’, onde em tempos se guardava o carimbo, entre outros adereços, cativando a atenção e umas quantas questões às crianças.

E se o objetivo da atividade era dar a viver a aventura de ser peregrino, cada criança recebeu uma credencial em branco, sendo desafiados a preenchê-la. E assim foram à descoberta de alguns espaços comerciais do centro histórico, carimbando o documento.

De regresso ao ponto de partida, a Biblioteca Municipal, o dia terminou com o testemunho de dois peregrinos – Adelaide Graça e Paulo Castro -, suscitando curiosidade consubstanciada numa panóplia de perguntas!

Quem sabe se depois deste despoletar de vivência para o Caminho de Santiago, estes mini peregrinos não se tornarão em peregrinos num futuro muito próximo? Uma vez peregrino, peregrino para sempre!

7___2