Dia de Santiago: Cerveira assinala efeméride com peregrinos e futuros peregrinos

2024/07/23

Assumindo-se como um município ‘amigo’ dos peregrinos, Vila Nova de Cerveira não deixa passar em branco o Dia de Santiago, celebrado a 25 de julho. Este ano, além de evocar os peregrinos, a programação comemorativa incide também nas novas gerações, dando a conhecer o Caminho de Santiago através de diversas atividades lúdico-didáticas.

Pelo papel fundamental para o desenvolvimento económico, sustentado no turismo, a valorização do Caminho de Santiago tem sido uma grande aposta do executivo cerveirense liderado por Rui Teixeira, consubstanciada em várias medidas e ações, nomeadamente de reforço de segurança do percurso, na construção do albergue de peregrinos, no apoio à certificação do Caminho de Nossa Senhora do Norte (atravessa o rio Minho para Tomiño), entre outras.

Assim, o dia da festividade de Santiago é assinalado em Vila Nova de Cerveira, de forma a envolver vários públicos. ‘Passinho a passinho se faz o Caminho’: lançado o desafio pela Biblioteca Municipal, 25 crianças vão desfrutar de um dia de aprendizagem criativa dedicada a Santiago de Compostela. Entre as 10h00 e as 17h00, há Hora do Conto com a leitura do livro ‘O Camiño’ de Marisa Núñez e Mariona Cabassa, seguindo-se atividades com gesso e pintura sob orientação do professor de artes, Alberto Ferreira; e o testemunho na primeira pessoa da escritora Adelaide Graça e do professor Paulo Castro sobre a sua experiência do Caminho de Santiago de Compostela.

Após um piquenique no Jardim do Solar dos Castros, o grupo de crianças vai participar na visita guiada ao antigo Hospital de Peregrinos - Igreja da Misericórdia, entre as 14h00 e as 15h00. A visita é gratuita e aberta a quem quiser participar. Ao final do dia, pelas 18h00, a pensar nos peregrinos que se encontram em Vila Nova de Cerveira, está agendada uma Eucaristia em Honra de São Tiago, com a bênção dos peregrinos presentes, na Igreja Matriz.

O concelho de Vila Nova de Cerveira tem 14,4kms do Caminho Português da Costa, devidamente sinalizados, com uma parte do percurso a passar no centro histórico, onde frequentemente se veem peregrinos a descansar ou desfrutar dos pontos de interesse.