Inaugurada nova fábrica exportadora de área especializada em Vila Nova de Cerveira

2024/06/18

“A vossa aposta de investimento em Vila Nova de Cerveira reconhece a vigorosa dinâmica empresarial do concelho. De forma sustentada, o território e as empresas nele sedeadas prosseguem, com confiança, num crescimento conjunto, onde todos dão o seu contributo”. Foi com estas palavras de “satisfação e agradecimento” que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, presidiu, esta manhã, à cerimónia de inauguração da fábrica da DC Piping dedicada ao pré-fabrico de tubagens para a construção de ‘data centers’. Pertencente ao Grupo Mecwide, com sede em Barcelos, a unidade fabril emprega 60 trabalhadores e resulta de um investimento de 8ME no Polo I da Zona Industrial.

Perante a presença dos investidores portugueses, norte-americanos e noruegueses, o autarca cerveirense começou por dar a conhecer a ampla estratégia municipal nas várias áreas de intervenção - cultura, ambiente, educação e habitação -, realçando investimentos já realizados e outros em curso, com especial destaque para o Palco das Artes. Já na vertente empresarial, Rui Teixeira manifestou o apoio constante da Câmara Municipal na criação de melhores condições para as empresas sedeadas e para aquelas que queiram investir em Vila Nova de Cerveira.

Após uma auscultação das empresas foram detetadas algumas necessidades na vertente da formação, do transporte, do apoio à energia e das condições das áreas empresariais. “O nosso papel é dar resposta encontrando soluções viáveis”, referiu Rui Teixeira, sublinhando a formulação de um projeto de candidatura para a melhoria das infraestruturas empresariais, “sendo que no polo I será executado ainda este ano e no polo II está prevista uma intervenção de maior dimensão”, além de se estar a aguardar o licenciamento para a criação de uma comunidade de energia renovável “que irá permitir às empresas uma poupança de 40% na fatura de energia”. Entretanto, o Município já avançou com a formalização do protocolo com a Universidade do Minho para o Centro de Inovação de Cerveira, bem como está a "trabalhar em atrair formação especializada para que as empresas possam capacitar os seus recursos humanos”.

Com a expectativa de poder atingir um volume de negócios de 40ME no final do primeiro ano de atividade, a DC Piping é constituída em parceria com a norte-americana Victaulic – líder mundial na produção de soluções para a união mecânica de tubagem - e a norueguesa CTS Nordics - especializada na construção de ‘data centers’. As operações de exportação já arrancaram, com a Noruega a receber o primeiro carregamento destes componentes de alta qualidade e eficiência necessários à construção de ‘data centers’.