Jovens talentos reúnem-se em Masterclass de Guitarra Eurocidade Cerveira-Tomiño

2024/06/06

Sendo a música uma das áreas de interesse eleitas pelos jovens de Cerveira-Tomiño, no âmbito do último Orçamento Participativo Transfronteiriço Jovem (2023), a Eurocidade dinamiza, nos dias 14 e 15 de junho, no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves, uma Masterclass de Guitarra, com o propósito de promover mais um momento transfronteiriço que alia a educação ao convívio, em torno dos valores e competências sociais subjacentes à música. A participação é gratuita, mas carece de inscrição.

Assim, jovens até 25 anos são desafiados a mostrar as suas habilidades na prática instrumental da guitarra, numa atividade alargada que conjuga a aquisição de conhecimento com uma vertente de partilha em formato de concurso, com supervisão da Academia de Música Fernandes Fão e apoio da Escola de Música de Goian (Tomiño).

O projeto desenvolve-se em duas tardes, estando prevista, para o dia 14 de junho, uma Masterclass dinamizada por Francisco Gomes, seguida de um Concerto de Guitarra com Francisco Gomes e Dejan Ivanovic. Já no dia seguinte, 15 de junho, decorre o 6º concurso Internacional de guitarra (14h00 - 18h00) e o Concerto com os Laureados (19h00), numa oportunidade de divulgação do trabalho, incentivando os talentos musicais existentes.

O grande interesse dos jovens da Eurocidade Cerveira-Tomiño pelas artes, em particular pela identidade da música, manifestou-se na ´Música Nova’, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Transfronteiriço Jovem 2023 e que resultou na realização de workshops, ensaios e miniconcertos de rua com diferentes estilos musicais, espalhadas por vários locais de Cerveira e de Tomiño.

O dinamismo associado à área artística da música leva a que a Eurocidade Cerveira -Tomiño prossiga com a criação de oportunidades de enriquecimento artístico e técnico, de âmbito transfronteiriço, alargando horizontes com novos eventos e mantendo os existentes dado o sucesso de afluência.

A participação dos jovens na Masterclass de Guitarra é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória através do preenchimento de formulário próprio ( https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTCKduWFC-471PRXjzzz1JQZII8b4EYXtTyDC15frNnPjYTg/closedform ). A iniciativa enquadra-se na operação 021_REDE_GOV MINHO, cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através INTERREG V-A POCTEP.