Cerveira participou em projeto que enaltece o papel dos jovens em prol da causa ambiental

2024/05/28

Cinco jovens cerveirenses, liderados pela Vereadora da Câmara Municipal com o pelouro da Juventude, Carla Segadães, participaram, de 20 a 26 de maio, num intercâmbio de jovens em Tramatza, na parte ocidental da Sardenha central (Itália), no âmbito do “Environmental Culture” - Projeto de Mobilidade Jovem. Analisar e debater temas emergentes relacionados com a sustentabilidade ambiental, a relação dos jovens com a natureza e as suas raízes culturais é o objetivo.

Durante este encontro internacional, 30 jovens de 5 países europeus estão a ter uma oportunidade única de interligação e cooperação entre jovens de diferentes nacionalidades, trabalhando várias dinâmicas que contribuam para consciencializar os jovens para o impacto das alterações climáticas e dotar os participantes de mecanismos de empoderamento, de forma a se tornarem mais ativos nas rotinas diárias em prol da causa do meio ambiente.

A Vereadora Carla Segadães faz um balanço muito positivo desta experiência europeia a envolver a juventude, tendo assistido na primeira pessoa ao desenrolar do projeto e à participação ativa dos jovens envolvidos. “Foi uma jornada de trabalho muito produtiva, em que os nossos jovens tiveram a oportunidade de perceber a dinâmica dos investimentos europeus, absorver aquele que é um dos principais valores da União Europeia e que, cada vez mais, deve ser valorizado, a partilha”, explica Carla Segadães, acrescentando: “Se constantemente dizemos que os jovens são o nosso futuro, porque o são, então temos de os chamar para dar a sua opinião e intervirem nas decisões que vão afetar a sua vida”.

Andreia Letra Ferreira, de 21 anos, jovem cerveirense, realça “uma experiência incrível, por ter a oportunidade de desenvolver muitas soft skills, debater temas ambientais e perceber como se pode ter um papel ativo no dia a dia”. A jovem participante no projeto refere ainda que estes encontros europeus “permitem ainda contactar com pessoas de outras culturas e trazer ideias para o nosso território”.

Este projeto permite ainda que os países participantes possam comparar as boas práticas implementadas, numa estratégia de partilha intercultural. Não obstante, este encontro internacional também assume um papel fundamental na promoção e valorização de algumas das tradições e costumes de Portugal, em particular do Alto Minho e de Vila Nova de Cerveira, numa noite temática dedicada a Portugal.

A participação dos jovens obedeceu a um processo de inscrição regulamentado por normas aprovadas em reunião de câmara, sendo destinatários elegíveis para participar neste concurso, jovens residentes e/ou naturais em/de Vila Nova de Cerveira com idade mínima de 18 anos (a 29 de fevereiro do corrente ano) e máxima de 25 anos.

Aprovado em 2023, o projeto "ENVIRONMENTAL CULTURE” (2023-1-IT03-KA152-YOU-000148860) é financiado pela Agência Italiana da Juventude, enquadrado no programa ERASMUS +, com um consórcio composto pelo Município de Vila Nova de Cerveira, pela Comune di Tramatza - Itália (coordenador do projeto), Ayuntamiento de Montserrat – Espanha, Asociatia Se Poate – Roménia e Associação Green Art (Turquia).

sardenha_2
sardenha_3