Sábado há entradas gratuitas nos Museus de Cerveira

2024/05/16

Por serem bons exemplos na promoção da aprendizagem, da descoberta e da compreensão cultural, o Aquamuseu do rio Minho e o Museu Bienal de Cerveira apresentam-se, este sábado, com entradas gratuitas. A iniciativa do Município de Vila Nova de Cerveira integra a comemoração do Dia Internacional dos Museus, este ano sob o mote «Museus, Educação e Investigação».

Estes dois museus de âmbito municipal têm desenvolvido um trabalho fundamental na potenciação das duas áreas plasmadas no slogan de Vila Nova de Cerveira, ‘Arte e Beleza Natural’, quer na vertente de atração turística, quer numa dinâmica de interação com a comunidade escolar.

Por um lado, torna-se incontornável desfrutar do Museu Bienal de Cerveira, um repositório da arte contemporânea nacional e internacional das últimas quatro décadas, reunindo uma Coleção com mais de 700 obras, além de conhecer um pouco mais detalhadamente as atividades dinamizadas pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira. Por outro lado, o Aquamuseu do rio Minho convida as famílias a ‘viajar’ dentro de quatro paredes por toda a riqueza daquele curso de água internacional. Este equipamento, de interesse supramunicipal, tem aquários com espécies do Rio Minho, Lontrário, Museu das Pescas e Loja do Rio, para além das exposições temáticas patentes ao público.

Criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, o Dia Internacional dos Museus, comemorado anualmente no dia 18 de maio, serve como uma plataforma global para promover o papel dos museus no intercâmbio e desenvolvimento cultural.

aquamuseu_do_rio_minho
boletim_municipal_creditos_fbac___marco_mourao