‘Aldeias de Portugal’ ganha prémio europeu de melhor projeto LEADER
O Município de Vila Nova de Cerveira congratula o projeto de cooperação ‘Aldeias de Portugal’ pelo primeiro prémio do concurso European Leader Awards, atribuído a 18 de dezembro, em Bruxelas, e que distingue os melhores trabalhos apoiados pelo programa de financiamento comunitário LEADER. A felicitação é extensível à Freguesia de Covas, no concelho cerveirense, que integra a prestigiada lista dos 61 povoados classificados do Norte a Sul do país, bem como ao Grupo de Ação Local liderado pela Adriminho.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, “esta distinção e reconhecimento só vem corroborar que o turismo rural é uma aposta ganha e promissora, quer para os residentes, que veem a identidade da sua aldeia salvaguardada e viva, quer para os visitantes, que enriquecem a sua bagagem cultural com uma ‘experiência de ruralidade’”. Rui Teixeira não tem dúvidas de que os municípios devem olhar para a especificidade de cada freguesia do seu território, contribuindo para a preservação e valorização. “Pérola no Vale do Coura, a autenticidade da Freguesia de Covas está representada na simpatia das suas gentes, nas potencialidades turísticas diversas, desde o turismo de natureza, ao desporto de montanha, à potenciação do rio, à preservação de tradições, à exploração da Serra d’Arga e à saborosa e rica gastronomia”, sublinha o autarca.
O júri internacional dos LEADER Awards reconheceu assim o mérito do projeto que, envolvendo 16 Grupos de Ação Local (GAL) de todo o país, visa dinamizar a rede de povoados classificados como ‘Aldeias de Portugal’, apostando em recursos endógenos e diferenciadores como património edificado, gastronomia e paisagem ambiental.
O projeto ‘Aldeias de Portugal’ consiste numa rede interativa e colaborativa de aldeias, assente na partilha e na utilização da metodologia e princípios da abordagem Leader para a co-construção de um projeto de desenvolvimento e valorização de cada aldeia, baseado nos seus recursos e potencialidades, no envolvimento da comunidade e atores locais (Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Associações), liderado pelo Grupo de Ação Local do Território com o apoio da ATA| Aldeias de Portugal.
A marca ‘Aldeias de Portugal’ diferencia-se por ter como objetivo primordial o desenvolvimento local, assente no protagonismo dos atores locais na conceção de estratégias socioeconómicas e na sua implementação. Utiliza o turismo de aldeia, traduzido na oferta de experiências de ruralidade, como uma das ferramentas de dinamização dos seus recursos e ativos endógenos que caracterizam a sua identidade.