Aquamuseu do Rio Minho
Localizado em Vila Nova de Cerveira, na zona do Parque de Lazer do Castelinho, atingindo uma área útil de ocupação de cerca de 1100 m2, o Aquamuseu do Rio Minho tem como objetivo principal a promoção e divulgação do património natural e etnográfico associado à pesca tradicional, na bacia hidrográfica do rio Minho. Construído entre o ano de 2001 e 2005 teve a sua inauguração e abertura ao público a 13 de Julho de 2005.
Projeto a cargo da Arquiteta Graça Reis, do Gabinete de Apoio Técnico do Vale do Minho, o Aquamuseu está dividido em 3 pisos (cave, piso 0 e piso 1), os quais são constituídos por uma zona pública: Receção/loja do rio, Aquário Público do Rio, Museu das Pescas, biblioteca/auditório e lontrário, e uma zona técnica: quarentena, laboratórios, sala de alimentação, oficina, zona de manutenção da qualidade da água e tanques de reserva de água.
No Aquário Público do Rio está exposta, em aquários com volumes entre 1200 e 5000 litros, a vida aquática dos biótopos mais caraterísticos do rio Minho, dividida numa zona de nascente, zona intermédia e zona de estuário. Os visitantes farão um percurso que simulará a descida do rio Minho, desde a nascente até à foz. Numa zona exterior do edifício existe um lontrário, espécie ainda presente na bacia hidrográfica.
No Museu das Pescas estão expostas, permanentemente, artes de pesca antigas e recentes (profissional e desportiva), objetos relacionados com a pesca artesanal, maquetas de barcos e fotografias a p/b.
A Biblioteca é temática e abrange os recursos naturais em geral e os ecossistemas aquáticos e semi-aquáticos, em particular, podendo este mesmo espaço ser utilizado como pequeno auditório.
Parque de Lazer do Castelinho
3ª feira a domingo:
- 01 de novembro a 31 de março: 09h30 - 12h30 e 14h00 - 17h00
- 01 de abril e 31 de outubro: 10h00 - 12h30 e 14h00 - 18h00
2ª feira: encerrado para manutenção