Passar para o Conteúdo Principal

Aquamuseu do Rio Minho

Localizado em Vila Nova de Cerveira, na zona do Parque de Lazer do Castelinho, atingindo uma área útil de ocupação de cerca de 1100 m2, o Aquamuseu do Rio Minho tem como objetivo principal a promoção e divulgação do património natural e etnográfico associado à pesca tradicional, na bacia hidrográfica do rio Minho. Construído entre o ano de 2001 e 2005 teve a sua inauguração e abertura ao público a 13 de Julho de 2005.

Projeto a cargo da Arquiteta Graça Reis, do Gabinete de Apoio Técnico do Vale do Minho, o Aquamuseu está dividido em 3 pisos (cave, piso 0 e piso 1), os quais são constituídos por uma zona pública: Receção/loja do rio, Aquário Público do Rio, Museu das Pescas, biblioteca/auditório e lontrário, e uma zona técnica: quarentena, laboratórios, sala de alimentação, oficina, zona de manutenção da qualidade da água e tanques de reserva de água.

No Aquário Público do Rio está exposta, em aquários com volumes entre 1200 e 5000 litros, a vida aquática dos biótopos mais caraterísticos do rio Minho, dividida numa zona de nascente, zona intermédia e zona de estuário. Os visitantes farão um percurso que simulará a descida do rio Minho, desde a nascente até à foz. Numa zona exterior do edifício existe um lontrário, espécie ainda presente na bacia hidrográfica.

No Museu das Pescas estão expostas, permanentemente, artes de pesca antigas e recentes (profissional e desportiva), objetos relacionados com a pesca artesanal, maquetas de barcos e fotografias a p/b.

A Biblioteca é temática e abrange os recursos naturais em geral e os ecossistemas aquáticos e semi-aquáticos, em particular, podendo este mesmo espaço ser utilizado como pequeno auditório.

Parque de Lazer do Castelinho

3ª feira a domingo: 10h00 - 12h30 e 14h00 - 18h00

Encerra à 2ª feira