Passar para o Conteúdo Principal

Arquivo Municipal

A história da edificação

O concelho de Vila Nova de Cerveira é detentor de uma vasta riqueza histórica, alcançada pela identidade das suas gentes, mas também pela relação de proximidade com a vizinha Galiza.

Porque toda a história merece ser preservada para ser valorizada, e contada para ser relembrada, em 1994, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira dá o primeiro sinal para criar um serviço de arquivo, após concretizada uma parceria colaborativa com o Arquivo Distrital de Viana do Castelo para o processo do recenseamento do património arquivístico cerveirense, no âmbito do projeto do Inventário do Património Cultural Móvel.

Mas, a construção de um edifício de raiz implicava um grande investimento, pelo que, só em 2003, é que a autarquia teve oportunidade de formalizar uma candidatura ao extinto Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (atual DGLAB), de forma a conseguir obter apoio financeiro para a edificação do Arquivo Municipal de Vila Nova de Cerveira. Com autoria do então arquiteto da Câmara Municipal, Sandro Lopes, o projeto do edifício é sui generis pela solução arquitetónica, apta a garantir condições ambientais estáveis para a salvaguarda do património documental e equilibrada do ponto de vista do enquadramento urbano, localizado à entrada da vila.

Inaugurado a 25 de julho de 2009, o Arquivo Municipal de Vila Nova de Cerveira permitiu reunir toda a documentação que se encontrava dispersa pelo concelho, e até fora dele, garantindo a preservação da memória coletiva dos Cerveirenses e o direito de livre acesso ao acervo informativo à sua guarda.

 

A interação com a comunidade

Cumprindo a sua missão de gestão, preservação e zelo do património documental existente, assim como de incentivar e suscitar o interesse pelo conhecimento da história local, o Arquivo Municipal tem promovido diversas atividades de interação com os diferentes públicos, através de exposições e conferências alusivas a temáticas específicas sobre a história local e nacional. Mais especificamente com a comunidade escolar, o Arquivo Municipal tem promovido visitas ao edifício e às exposições, assim como dar a oportunidade de os alunos participarem ativamente em atividades lúdico-pedagógicas.

Embora com um passado recente, a história do Arquivo Municipal fica marcada pela implementação de ferramentas de modernização do serviço, resultado de duas candidaturas aprovadas pelo QREN, uma destinada a equipamentos informáticos e que permitiu, em 2009, a aquisição dos scanners planetário e de rolo, bem como de espaço para armazenamento digital e a conceção do Portal do Arquivo Municipal de Vila Nova de Cerveira; e uma segunda, em 2015, financiada pelo Projeto ARPAD, com aquisição do software de gestão de arquivo Archeevo 4, materializando o Catálogo on-line do Arquivo Municipal, inaugurado no dia de outubro de 2015.

Atualmente, o Arquivo Municipal é um serviço certificado pelo Sistema de Gestão da Qualidade (Norma ISO 9001:2015), contribuindo para a eficiência e qualidade dos serviços prestados e, de uma forma mais generalizada, construir um modelo de Serviços Municipais pautado pela excelência.

 

Serviços do Arquivo

  • Faculta o acesso aos arquivos custodiados.
  • Presta informação sobre documentação do concelho existente noutros arquivos.
  • Reproduz documentos arquivados sempre que o seu estado de conservação e integridade o permitam.
  • Apoia os utilizadores na consulta de documentos.
  • Proporciona visitas de estudo ao Arquivo Municipal a pedido dos requerentes.
  • Organiza exposições, mostras documentais, colóquios sobre temáticas com interesse para o concelho.

 

Compete ao Arquivo Municipal de Vila Nova de Cerveira:

  • Recolher a produção documental dos serviços do Município e a de outras entidades concelhias, desde que o interesse histórico, patrimonial e informativo dos seus conteúdos o justifique.
  • Efetuar o tratamento técnico dos documentos arquivados, promovendo o conhecimento e uso da informação mediante a oferta ao público de instrumentos de acesso e pesquisa, tais como guias, inventários, catálogos.
  • Preservar a documentação arquivada, zelando pela melhoria das condições de acondicionamento e executando ações de conservação preventiva e de pequeno restauro.
  • Divulgar o património documental, comunicando-o através dos serviços de leitura e da organização de eventos culturais.

 

Regulamento do Arquivo Municipal

Visitas Guiadas - Regras de Funcionamento

Visitas Guiadas - Solicitação

MVNC.028.0 - Inquérito de Avaliação de Arquivo Municipal

MVNC.029.2 - Registo Elogio Reclamação Sugestão

Praça do Município

2ª a 6ª feira: 09h00 - 12h30 e 13h30 - 17h00 

Encerrado aos sábados, domingos e feriados

 

Feriado Municipal: 1 de outubro

O atendimento ao público é feito mediante marcação prévia, por email ou por telefone.