Passar para o Conteúdo Principal

Paços do Concelho

A construção dos Paços do Concelho, entre 1916 e 1921, marcou o panorama arquitectónico da vila. A inauguração viria a acontecer a 09 de abril de 1921.

Edifício bastante simples, integrando as pré-existências do primeiro projeto, de planta em L, ainda visíveis na solução das coberturas, em várias águas, e na manutenção de algumas janelas, bem como o janelão que ilumina as escadas, que estariam já em construção. Na fachada lateral esquerda, destacava-se a existência de um terraço com varanda no segundo piso, transformado em gabinete de trabalho, onde ainda se mantém a guarda em ferro forjado.

A fachada principal apresenta remate alteado, de influência barroquizante, com pedra de armas e lápide contracurvada com a identificação do imóvel, "PAÇOS / DO / CONCELHO"; sobre o portal axial, em silharia fendida, revelando um falso rústico de cariz clássico, reforçado pelo recurso às pilastras toscanas, o fecho em forma de asa de morcego, com a data de construção, 1916.

De destacar a pintura mural contemporânea, de carácter abstracto, na Sala das Sessões. O interior das escadas é iluminado por vão em arco abatido, a partir do pequeno pátio interno, com os vidros foscos encaixados em estrutura metálica.

Praça do Município

2ª a 6ª feira: 09h00 - 12h30 e 13h30 - 17h00