- Inicial
- Descobrir
- Roteiros
- Roteiro Histórico
- Capela de Nossa Senhora da Encarnação
Capela de Nossa Senhora da Encarnação
Diz a tradição que no local onde hoje se ergue um cruzeiro em granito, a sul da capela, apareceu Nossa Senhora da Encarnação, representada sob a forma de uma pequena imagem, sentada dentro de um oratório de folha e vidro com umas asas. Acrescenta ainda que numa gruta de penedia, perto da capela, vivia um ermitão que era guardião da Senhora.
Já um documento das Memórias Paroquiais de 1758, fazia referência a uma capela de Nossa Senhora de Encarnação, de construção pobre, sita no monte de Crasto. No altar talhado em madeira encontrava-se a imagem de Nossa Senhora da Encarnação e no altar lateral as imagens do Senhor do Socorro, Santa Luzia e Santa Brízida. Em 1944, um incêndio destruiu a capela escapando a imagem da padroeira por se encontrar na Igreja da paróquia.
De imediato se iniciou a reconstrução da capelinha, que foi decorrendo de forma gradual, conforme as doações dos fiéis, sendo inaugurada em 1967. Mais tarde procedeu-se à abertura de uma estrada e arranjos no exterior da capela.