- Inicial
- Viver
- Notícias COVID-19
- Iniciada certificação de Caminho Português da Costa para Santiago Compostela
Iniciada certificação de Caminho Português da Costa para Santiago Compostela
Foi assinado, este domingo, no Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, na Maia, o “Memorando de Entendimento para a Promoção, Dinamização e Gestão do Caminho Português da Costa para Santiago”, entre os 10 municípios da região e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.
Em pleno dia do apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela, na Galiza (25 de julho), a Cerimónia de Assinatura, que dá por concluído o Dossier de Candidatura de certificação do Caminho Português da Costa a entregar na Direção Geral do Património Cultural, contou com a presença dos presidentes dos municípios de Caminha, Esposende, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valença, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Nova de Cerveira.
Em declarações à Lusa, o presidente do Turismo Porto e Norte explicou que a formalização da candidatura de certificação do Caminho Português da Costa “é o fruto de um trabalho que se pretende realizado em conjunto pelas autarquias atravessadas pelo Caminho Português da Costa e pela TPNP, com vista à certificação deste itinerário pela Comissão Nacional de Certificação e para a valorização de um produto turístico fabuloso“.
Luís Pedro Martins explicou que a “certificação implica ter um conjunto de requisitos cumpridos, por ser reavaliada de três em três anos, ao nível da sinalética, pontos de apoio, alojamento, limpeza, segurança”, entre outros. O mesmo “procedimento de certificação está a ser adotado em relação aos Caminhos Central, Minhoto-Ribeiro e o de Torres, dos quais o Turismo do Porto e Norte é a entidade gestora e cujos dossiês estão em fase de conclusão para ainda este ano serem entregues as candidaturas”.
Há ainda um quinto Caminho, o do Interior, cuja certificação caberá à Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago de Compostela.