Queima de Judas
A Queima de Judas, uma das tradições mais profundas de sátira e crítica popular e de pendor judaico cristão que acontece no sábado de Aleluia.
É um espetáculo de teatro comunitário, na qual se recupera o ritual pagão da morte do ano velho e da chegada da Primavera, numa representação de pendor judaico cristão, onde se condena Judas, o traidor e se festeja a ressurreição de Jesus Cristo.
Judas é condenado à fogueira, expurgando-se através do fogo os maus acontecimentos do ano passado. Antes do momento simbólico da morte de Judas, é lido o seu testamento, no qual é deixado à Vila um conjunto de conselhos, determinações e críticas, que, de uma forma jocosa, nos ajudam a refletir sobre alguns dos problemas e acontecimentos sociais e políticos do nosso tempo. O testamento assume assim um papel de crítica social e política e, simultaneamente, de elemento agregador de uma determinada comunidade.
Toda a envolvência deste espetáculo está assente na criação artística, na pesquisa, na formação e na experimentação cénica, no sentido de apresentar ao público um conjunto de atividades que passam pela intervenção urbana.
23h30
Gratuito.