Concurso Nacional de Leitura - fase intermunicipal
Está agendada para esta quinta-feira, 17 de maio, a fase intermunicipal da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) destinada aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos 10 concelhos do Alto Minho. Vila Nova de Cerveira é o município anfitrião da prova que seleciona dois alunos por cada nível de ensino para representar o distrito na fase final do concurso, agendada para 10 de junho.
No total são 38 os alunos que, após terem passado a fase municipal, vão colocar à prova os seus conhecimentos junto de colegas de outras escolas do distrito, numa iniciativa que visa alcançar resultados específicos de promoção da leitura e da escrita junto da população escolar, para além do intercâmbio lúdico-pedagógico subjacente.
A jornada tem início às 10h30, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira com a realização de uma prova escrita, com caráter eliminatório, ficando apurados cinco alunos por cada nível de ensino. Concluída esta etapa, o Município de Vila Nova de Cerveira proporciona aos participantes uma visita guiada à VIII EDUCARTE – Mostra de Arte Infantojuvenil e ao centro histórico.
O período da tarde está reservado para a prova oral testando o conhecimento, a leitura e a argumentação dos alunos apurados, mediante as obras selecionada para cada nível de ensino: “Um Fidalgo de Pernas Curtas”, de Ilse Losa (1º ciclo); “O Caderno do Avô Heinrich”, de Dinis Tomé (2º ciclo); “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway (3º ciclo); e “O Perfume: História de Um Assassino”, de Patrick Süskind (Secundário). Esta etapa decorre no Cineteatro de Cerveira, aguardando-se cerca de 150 alunos que na plateia, vão apoiar os concorrentes, para além de aplaudirem um momento musical protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão.
Esta iniciativa é organizada pelo Município de Vila Nova de Cerveira, em parceria com o Agrupamento de Escoals do concelho integrada na Comissão Organizadora do Plano Nacional de Leitura Ler +, em articulação com a Direcção-Geral do Livro, os Arquivos e as Bibliotecas (DGLAB), contando com o apoio da Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), e tendo como media partner a RTP.