Dinamização do Aeródromo Cerval junta empresários do Alto Minho e Câmara Municipais
Os Municípios de Vila Nova de Cerveira e de Valença e a Confederação Empresarial do Alto Minho – Ceval, formalizaram, no passado sábado, 8 de julho, um protocolo de colaboração institucional com o objetivo de coordenar, dinamizar e promover o futuro do Aeródromo do Cerval como “Aeródromo do Alto Minho”.
A localização estratégica no contexto territorial do Alto Minho e na área transfronteiriça Norte de Portugal-Galiza, as potencialidades económico-turísticas e a recente requalificação daquele espaço fomentaram a constituição de um acordo tripartido para dar mais visibilidade aquela infraestrutura.
A cerimónia de assinatura do protocolo para dinamização futura do “Aeródromo do Alto Minho” contou com a presença dos autarcas Fernando Nogueira e Jorge Mendes, e do presidente e vice-presidente do Ceval, Luís Ceia e Américo Temporão, respetivamente, coincidindo com a apresentação pública das obras de beneficiação do aeródromo, promovidas pelas duas câmaras municipais vizinhas, e com a realização do 3º Festival Aéreo Cerval que juntou algumas dezenas de aficionados.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, sublinha que, pela localização próxima à Galiza, e tendo em conta as unidades empresariais instaladas nas zonas industriais, “estão reunidas todas as condições para que possamos fazer crescer e desenvolver aquela infraestrutura, ao nível da proteção civil e valorização turística e empresarial, projetando como um território atrativo”.
De acordo com o protocolo, a Ceval vai colaborar com as duas autarquias minhotas para impulsionar e promover o novo aeródromo no contexto territorial do Alto Minho e transfronteiriço, Norte de Portugal-Galiza, disponibilizando para isso o seu ‘know-how' e serviços técnicos. O acordo, com duração de um ano e passível de renovação, prevê ainda a realização de ações conjuntas entre as três entidades para a sensibilização e informação sobre temas relevantes no domínio da atividade empresarial.
O Aeródromo de Cerval é gerido pelo Aeroclube de Cerval formado por pilotos, portugueses e espanhóis, a 16 de setembro de 1992, sendo que na altura contava com seis aviões, hoje já são mais de 60 as aeronaves lá estacionadas, sendo que mais de 40 pertencem a cidadãos espanhóis.
Em abril passado, as Câmaras de Vila Nova de Cerveira e a de Valença concluíram uma intervenção, de requalificação do campo de aviação ao nível da melhoria das condições de segurança e de acesso, orçada em mais de 120 mil euros, montante repartido por ambos os municípios.