Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira nomeado para ser um dos “Municípios do Ano Portugal 2017”

2017/07/11

É com o projeto “Agenda de Cooperação Transfronteiriça | Amizade Cerveira-Tomiño” que Vila Nova de Cerveira se apresentou no concurso “Municípios do Ano Portugal 2017”, tendo sido nomeado na categoria “Norte – Menos de 20 mil habitantes”.

Dinamizado pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, o concurso “Municípios do Ano Portugal 2017” visa reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses, através de um projeto que tenha produzido impacto positivo ao nível do território e/ou da economia e/ou da sociedade, com implementação após 1 de Janeiro de 2015.

Pela forte relação transfronteiriça existente e, consequente, impacto na melhoria da qualidade de vida e da coesão social das populações, o Município de Vila Nova de Cerveira candidatou-se com o projeto Cerveira-Tomiño, dando a conhecer uma dinâmica de desenvolvimento sustentável do território sem fronteiras, baseado na colaboração das potencialidades do recurso comum rio Minho, na preservação e promoção dos seus valores naturais, culturais e etnográficos e na partilha e otimização dos equipamentos e serviços públicos de utilização coletiva, dos recursos humanos e económicos num programa de cooperação virado ao futuro.

Na fase de seleção, o presente projeto foi bem acolhido, tendo sido nomeado um dos quatro municípios da categoria ‘Norte - Menos de 20.000 habitantes’. Os resultados finais do concurso “Municípios do Ano Portugal 2017” serão apresentados no próximo dia 27 de julho, no Fundão.