Autarquia lança Programa ‘Preparar o Futuro’
Procurando contribuir para a integração dos jovens no mercado de trabalho através do enriquecimento curricular, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai avançar, este ano, com um programa de ocupação municipal temporário. A partir deste mês, os jovens interessados são desafiados a colocar à prova as competências adquiridas em contexto escolar e, simultaneamente, reforçar a sua experiência profissional sem prejuízo da procura ativa de emprego/formação.
Dirigido a jovens naturais e/ou residentes do concelho de Vila Nova de Cerveira, com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos, como habilitação mínima a frequência do 12º ano de escolaridade e/ou curso profissional, o Programa de Ocupação Jovem ‘Preparar o Futuro’ visa o desenvolvimento de atitudes ativas face ao mundo do trabalho, nomeadamente o saber-fazer e o saber-estar subjacentes às atividades a desempenhar.
O presente projeto integra, de acordo com a Vereadora da Educação, Aurora Viães, a aposta do executivo nas políticas de juventude, tornando-se um parceiro privilegiado na valorização da formação e qualificação dos jovens. “Este programa constitui-se como mais um estímulo para, como o próprio nome indica, preparar o futuro das novas gerações, disponibilizando ferramentas que ajudem na transição escola/trabalho, de forma a que possamos aplicar esta mão de obra qualificada em prol do desenvolvimento do nosso concelho”, explica.
De acordo com as Normas de Participação, esta primeira edição do programa disponibiliza 11 vagas, para três projetos: ‘Aquamuseu mais ativo no verão’, ‘Biblioteca Dinâmica e Interativa’ e XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira. A duração prevista é de 14 de julho até 16 de setembro, compreendendo a realização de 35 horas semanais e 7 horas diárias.
A candidatura ao programa obedece a alguns requisitos, entre eles ter 17 anos à data de inscrição e não ultrapassar os 30 anos de idade; ser natural/residente no concelho de Vila nova de Cerveira; ter a habilitação mínima do 12º ano de escolaridade ou a equivalência de um curso profissional; nunca ter efetuado um contrato de trabalho, prestação de serviços ou estágio profissional; bem como a aceitação do candidato para horário de 35 horas semanais, conforme o projeto. O processo de seleção será efetuado em duas fases através de avaliação curricular e de entrevista presencial. Após aprovação, a autarquia atribui a cada jovem uma verba para despesas de alimentação, transporte e outros custos. No final, aos jovens participantes será atribuído um certificado emitido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
As primeiras candidaturas já podem ser apresentadas até ao dia 30 de junho, no Balcão Único da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, mediante o preenchimento de formulário próprio disponível no portal municipal e/ou no Balcão Único da Câmara Municipal.
As normas de participação e a ficha de candidatura estão disponíveis no Portal do Município, em Destaques.