Município reconhecido com a Bandeira “Vila de Excelência – Nível II”
A Rede de Cidades e Vilas de Excelência atribui, esta terça-feira, 6 de junho, a II Bandeira Cidades de Excelência – nível II ao Município de Vila Nova de Cerveira, como reconhecimento público do meritório trabalho desenvolvido pelas práticas inovadoras nos eixos da mobilidade e da regeneração. Cerimónia decorre às 10h30, no Parque de lazer do Castelinho, e é presidida pela Dr.ª Helena Freitas, Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI).
Os fundamentos para esta atribuição prendem-se com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pelo Município de Vila Nova de Cerveira aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo nos eixos “Cidade e Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável” e “Cidade e Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana”.
No que diz respeito ao eixo da mobilidade assume destaque a elaboração de Plano de Ação para a Mobilidade Sustentável Urbana Sustentável da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (PAMUS Alto Minho 2020). São objetivos estratégicos deste documento, incrementar eficácia e eficiência no transporte das pessoas e bens, promover a mobilidade através de meios de transporte mais eficientes e menos poluentes, assegurar um sistema de transportes e acessos mais inclusivos, reduzir a carga negativa dos transportes sobre a segurança e saúde dos cidadãos bem como reduzir a poluição sonora e atmosférica.
Ainda em contexto da mobilidade amigável, a Rede de Cidades e Vilas de Excelência realça a Ecopista – Caminho do Rio. Com uma extensão total de 13 quilómetros, esta infraestrutura percorre a margem ribeirinha do concelho cerveirense, fazendo uma sinergia entre os modos suaves de deslocação e o ambiente natural, proporcionando aos utilizadores a prática de um estilo de vida saudável e atividades relacionadas com o ecoturismo.
Já respeitante ao eixo da regeneração urbana, o destaque vai para o Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Vila Nova de Cerveira (PARU). No contexto da Área de Reabilitação Urbana definida pelo Município, e em sede do programa operacional Norte 2020, foram candidatadas 10 ações, tendo em vista potencializar a qualidade ambiental, urbanística e paisagística.
Adicionalmente, há ainda o projeto que foi eleito no Orçamento Participativo Transfronteiriço Vila Nova de Cerveira - Tomiño 2017, denominado “Acessibilidade sem fronteiras” projeto do qual a Rede de Cidades e Vilas de Excelência será inclusive parceira.
É por este importante conjunto de ações descritas que o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, ICVM, em contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, vai atribuir o galardão da Bandeira de Cidades de Excelência - Nível II a Vila Nova de Cerveira, por se constituir um Município de Excelência nas áreas da mobilidade e da regeneração urbana.
A cerimónia está agendada para esta terça-feira, às 10h30, no Parque de Lazer do Castelinho e conta com a presença da Dr.ª Helena Freitas, Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI).