Jornadas AECT Rio Minho: potenciar sinergias para o Vale do Minho Transfronteirço
Em representação da CIM Alto Minho e na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, participou, esta manhã, em Tomiño, na sessão de abertura das Jornadas Transfronteiriças sob o tema ‘O Novo AECT Rio Minho numa visão comparada: a Raia e Europa’. Autarca reafirmou a “necessidade dos fundos europeus transfronteiriços serem investidos nos projetos e espaços para que foram criados, nos territórios verdadeiramente de fronteira” e abordou o exemplo de sucesso da Amizade Cerveira-Tomiño.
Reunindo os mais prestigiados especialistas em Cooperação Transfronteiriça oriundos de toda Europa, a Deputación de Pontevedra e a CIM Alto Minho pretendem conhecer e partilhar oportunidades e dificuldades de outras experiências de êxito, de forma a potenciar a criação do novo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho, nesta fase em processo de constituição e a aguardar aprovação.
Na cerimónia de abertura, e na qualidade de representante da CIM Alto Minho, Fernando Nogueira realçou que o AECT Rio Minho “não pretende fazer concorrência ou interferir na gestão de outras estruturas semelhantes, mas antes ser complementar e puxar para este território do Vale do Minho transfronteiriço os elementos de gestão que já existem, mas que podem ser potenciados e valorizados. O AECT Rio Minho está no bom caminho, embora do lado português o processo esteja a ser mais demorado”. E acrescentou ainda: “Volto a reclamar que os fundos europeus destinados às zonas de fronteira têm de ser investidos nos territórios realmente de fronteira. Neste âmbito, não está a ser dada a devida justiça a este território”.
O autarca cerveirense deu ainda a conhecer aos presentes o trabalho que, há uns anos, tem vindo a ser aprofundado entre os concelhos vizinhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, “um motivo de orgulho quer para as entidades políticas locais quer para as populações”. “Falo da criação de uma agenda estratégica comum, do primeiro Orçamento Participativo Transfronteiriço, de uma plataforma online conjunta, da figura de Provedor Transfronteiriço, do programa ‘Desporto para Todos’, do grande projeto do Parque Transfronteiriço e Ponte Pedonal e Ciclável, da realização das mais diversas atividades de âmbito cultural, desportivo e social. Temos trabalhado e queremos continuar a fazer efetivamente cooperação transfronteiriça”.
A sessão de abertura contou ainda com as intervenções da alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, do deputado delegado de cooperación transfronteiriza, Uxío Bentiez, da presidente da Deputación de Pontevedra, María del Carmen Silva, do Secretário Territorial da Xunta da Galicia, Ramón Pereiro, e do Diretor da Fundação de Centro de Estudos Ibéricos Euroregionais Galiza-Norte de Portugal, Rubén Lois.
Os trabalhos prosseguiram com a apresentação de experiências ibéricas e de experiências europeias, e finalizaram com a apresentação do projeto do AECT Rio Minho e das conclusões das jornadas.