Turistas continuam a preferir Cerveira como destino turístico
Vila Nova de Cerveira registou, em 2015, um crescimento de cerca de 20% no número de hóspedes e de dormidas, sendo o terceiro município alto-minhoto eleito pelos turistas para pernoitar. Os dados, que constam do Anuário Estatístico Região Norte 2015 do INE, corroboram que a aposta da autarquia no setor do turismo não só está a ter bons resultados, como é preciso continuar a potenciar.
Fazendo uma análise comparativa, de 2014 para 2015, o número de hóspedes em Vila Nova de Cerveira aumentou de 26.310 para 31.357, e as dormidas passaram de 52.666 para 62.447. Os espanhóis continuam a ser o primeiro mercado estrangeiro em termos de fluxos turísticos, seguidos de franceses, alemães, ingleses e americanos também em crescimento.
Apesar das recentes estatísticas revelarem que a estratégia delineada para atrair visitantes ao concelho está a recolher frutos, o edil cerveirense acredita que este setor tem de ser encarado como fulcral no desenvolvimento futuro do concelho, pelas enormes potencialidades ainda por explorar e outras por afirmar.
“Apesar de ser dos concelhos que tem maior procura, Vila Nova de Cerveira é daqueles que tem menor disponibilidade hoteleira, o que eventualmente pode constituir-se como um fator inibidor do crescimento turístico do concelho. Neste sentido, por um lado, precisamos de mais oferta hoteleira para dar resposta à crescente procura, pois a partir de maio já não dispomos de camas, e por outro lado temos de fomentar a oferta habitacional de forma a contribuir para a fixação de jovens casais que nos procuram”, diz Fernando Nogueira.
O Município de Vila Nova de Cerveira tem vindo a desenvolver um intensivo trabalho para fortalecer a sua notoriedade e capacidade de atrair visitantes, apostando na qualificação e na promoção do concelho, na afirmação de eventos referência e na organização de outros, para que cada vez mais turistas escolham o concelho como o seu destino de férias ou mini-férias.
À hospitalidade dos cerveirenses, junta-se a beleza do património natural e a riqueza do património histórico, acrescidas de inúmeras valências desportivas e de lazer e de uma oferta desportivo-cultural de excelência que têm contribuído para a maior atratividade deste território. Cerveira tem hoje turismo cultural, artístico, histórico, religioso, e de natureza, com perspetivas de crescimento. O convite deixado é o de Vi(m)ver Cerveira!