Encerramento e Entrega de Prémios Exposição Consurso Artistas do Alto Minho e Galiza 2016
Encerra no próximo sábado a exposição “Concurso Artistas do Alto Minho e Galiza 2016” que apresenta ao público 87 trabalhos de pintura e escultura naïf e autodidata de 55 artistas dos dois lados da fronteira. Por esta ocasião serão também entregues os prémios aos artistas vencedores: Pedro Nuno Castel-Branco (1.º prémio, 2.500€) e Albino Castro (2.º prémio, 500€).
Se o objetivo da iniciativa consistia em dar a conhecer os artistas oriundos ou que criaram raízes nestas regiões e que têm contribuído para o desenvolvimento cultural local, esta exposição acabou por ganhar um sentido acrescido para além da sua componente transfronteiriça, apresentando-se como uma mostra intergeracional. Segundo Cabral Pinto “esta exposição tornou-se peculiar por reunir, numa só sala de exposições, obras de 36 artistas portugueses e 19 espanhóis com idades compreendidas entre os 12 e os 80 anos, mostrando que não há limites no que à criação artística diz respeito”.
O Júri de Seleção e Premiação do Concurso, constituído por Vítor Costa (Vereador da Câmara Municipal de V. N. de Cerveira), Margarida Leão, docente da Escola Superior Gallaecia (ESG), e Cabral Pinto, deliberou, ainda, atribuir duas Menções Honrosas aos artistas Maria del Carmen Espiñeira Barral e Inês Soares.
Os dois prémios aquisição “Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira” têm o apoio das empresas Gestamp Cerveira e Empreendimentos Eólicos Cerveirenses, SA, ficando as obras a pertencer ao Museu Bienal de Cerveira.