Passar para o Conteúdo Principal

Concurso Público para exploração de ferryboat ficou deserto

2016/12/15

Com o objetivo de dinamizar um equipamento de grande simbolismo e que dá apoio ao Parque de Lazer do Castelinho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira procedeu à abertura de um concurso público para a concessão e exploração do antigo Ferryboat como estabelecimento de restauração e bebidas, ou para fins turísticos. Concurso encerrou sem apresentação de propostas, mas autarquia mantém abertura para a sua utilização.

Atracado no antigo cais de embarque/atracagem, o antigo Ferryboat – que, durante anos, transportou pessoas e veículos entre as duas margens do rio Minho, Cerveira e Goián - tem suscitado muitas conversas e manifestações de interesse para a sua reativação enquanto bar de apoio.

Perante este cenário, e conjugado com o papel económico e social que lhe está associado, a autarquia cerveirense decidiu abrir um concurso público, por um prazo de cinco anos, para utilização daquele espaço destinado a café-bar com capacidade para 74 lugares, entre sentados no interior e exterior.

Após quase um mês para a receção de propostas, não houve interessados, pelo que o concurso ficou deserto. No entanto, a autarquia cerveirense mostra-se disponível para auscultar ideias e opiniões de potenciais investidores/empresários quer para a funcionalidade definida ou quer para outra que seja igualmente viável e respeite a identidade da estrutura e do espaço onde está instalado.

O antigo Ferryboat de Vila Nova de Cerveira transportou pessoas e veículos entre as duas margens do rio Minho, mas a construção da Ponte da Amizade, em 2004, retirou-lhe a razão de existir. Foi transformado em bar flutuante, após uma intervenção para adaptação a estabelecimento de restauração e bebidas, efetuada pela Câmara Municipal, e concessionado através de concurso público.

Sem interessados na sua exploração, ultimamente o antigo transbordador encontra-se de portas fechadas.

Fotografia de Gilberto Coutinho