Domingo é dia de Magusto-Convívio para toda a comunidade

2016/11/11

Vila Nova de Cerveira volta a assinalar o Dia de São Martinho convidando a população para uma tarde de festa popular. O tradicional Magusto-Convívio decorre este domingo, 13 de novembro, a partir das 15h00, no Terreiro, com a espadelada do linho, a típica animação, as saborosas castanhas e o bom vinho verde da região.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira organiza mais um momento de convívio popular associado à preservação dos usos e costumes, este ano em parceria com a Associação Recreativa e Cultural de Nogueira e o Rancho Folclórico de Sopo.

Procurando criar um momento de partilha de saberes, o pulsar genuíno do mundo rural marca presença e, desta forma, vão ser servidos cerca de 100kgs de castanha assada e vários litros de vinho verde da região. A tarde promete ser muito animada, com os presentes a serem envolvidos na entoação de cantares tradicionais ou, para os mais corajosos, num pezinho de dança na companhia dos membros do Rancho Folclórico de Sopo e do Grupo de Concertinas e Bombos da Associação Recreativa e Cultural de Nogueira.

Mantendo bem viva a tradição do ciclo do linho, a Associação Recreativa e Cultural de Nogueira dá a conhecer todo o processo do tratamento e produção do linho e, numa homenagem ao legado cultural da tradição minhota, vai recriar a tradicional Espadelada do Linho.

À semelhança dos anos anteriores, o Magusto de S. Martinho de Vila Nova de Cerveira acolherá muita conversa e gargalhadas, reencontros de amigos e intercâmbio cultural. Estão todos convidados a comparecer este domingo, a partir das 15h00, em pleno centro histórico.