Município apoia novo serviço de valorização do setor turístico

2016/11/09

Vila Nova de Cerveira disponibiliza, a partir de hoje, um Gabinete Local de Apoio ao Associativismo no Turismo (GLAAT Municipal), numa parceria entre o Município e a APHORT - Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo. Este novo serviço, o primeiro a nível distrital, visa a promoção de uma relação de confiança estimulada pela proximidade entre empresário, movimento associativo e município.

Considerando o Turismo um setor estratégico para o desenvolvimento do concelho, o Município de Vila Nova de Cerveira tem estabelecido uma colaboração permanente e dinâmica com a APHORT, no sentido de dotar os agentes turísticos locais de todas as condições necessárias para o melhor desempenho das suas funções e consequentemente na promoção do concelho.

A criação do Gabinete Local de Apoio ao Associativismo no Turismo – Vila Nova de Cerveira para empresários ou investidores dos setores da Restauração e Bebidas, dos Empreendimentos Turísticos e do Alojamento Local foi divulgada, esta terça-feira, pela gestora da APHORT e coordenadora do projeto, Drª. Daniela Carreiras, durante a sessão de trabalho dinamizada pela APHORT, na qual esteve presente a Vereadora Aurora Viães, e cerca de 30 empresários/gerentes dos setores referidos.

Sendo pioneiro a nível do distrito de Viana do Castelo, este é um novo serviço de apoio e de cooperação para a instalação e funcionamento dos estabelecimentos devidamente integrados no complexo quadro legal e regulamentar. Presta também informação relativa a sistemas públicos de apoio, de estímulo e de incentivo ao investimento, ao emprego e à atividade das empresas em geral; e promove a valorização e qualificação dos que trabalham no setor.

A atividade do GLAAT – Vila Nova de Cerveira distribui-se por quatro áreas de intervenção, materializadas num conjunto de iniciativas, nomeadamente: o ‘Programa Informar’ que visa melhorar os instrumentos de informação através de sessões de partilha de conhecimentos; o ‘Programa Qualificar/Valorizar’ que abrange a realização de ações de formação, seminários e workshops; o ‘Programa Encaminhar’ que atua na recolha de dúvidas e questões dos empresários e as encaminha para os respetivos serviços do Município; e o ‘Programa Aconselhar’ que disponibiliza um atendimento assente em informação personalizada, aconselhamento e encaminhamento.

O atendimento do GLAAT – Vila Nova de Cerveira decorrerá nas primeiras quartas-feiras de cada mês, ou sempre que existir necessidade expressa por empresários/gerentes, mediante concertação da APHORT e do Município.

De salientar que o constante interesse e disponibilidade dos empresários do setor da restauração e hotelaria instalados no concelho por estas sessões de informação tem resultado numa adesão muito positiva. A sessão desta terça-feira, no Auditório da Biblioteca Municipal, não foi exceção, com cerca de 30 participantes que aceitaram o desafio para fazer uma reflexão em torno da Liderança Pessoal e Liderança Profissional, e o impacto no sucesso dos negócios, com a oradora convidada Ana Antunes.