2º Encontro de Ex-Combatentes do Ultramar em Cerveira

2016/10/13

Dinamizado por um ex-combatente cerveirense, Avelino de Abreu, conhecido por Brigadeiro, o 2º Encontro de Ex-Combatentes do Ultramar juntou, no passado dia 09 de outubro, em Vila Nova de Cerveira, cinco ramos das Forças Armadas – Fuzileiros, Marinha, Exército, Comandos e Força Aérea, para um dia de sentida homenagem e confraternização.

Para que este (re)encontro perdure no tempo, o grupo de mais de 20 ex-combatentes reuniu-se pela manhã na escadaria da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira para uma fotografia em conjunto. De seguida, os participantes foram convidadas para protagonizar uma cerimónia simbólica junto ao Memorial aos Heróis de Ultramar, recordando os nomes dos ‘pais, filhos, maridos’ mortos na Guerra Colonial.

O almoço-convívio ficou marcado pela partilha de histórias e estórias, sob memórias e experiências que perduram. “”Relembramos todos os militares que, na legitimidade que os assiste, uns infelizmente falecidos e outros que se encontram no nosso convívio, merecem o seu afago e reconhecimento pela entrega a causas, algumas hoje ainda não reconhecidas, mas que estão no preito dos verdadeiros heróis da pátria”, afirmou o organizador Avelino Abreu, ex-combatente na Guiné entre 1971-1973, realçando que estes encontros serão para ter continuidade em prol de um “não ao esquecimento de soldados que derramaram lágrimas por Portugal em África”.

O Encontro de Ex-Combatentes de Ultramar promete regressar a Vila Nova de Cerveira para outubro do próximo ano, mantendo viva a memória de 10 ‘filhos da terra’ durante a Guerra Colonial, também consagrados no Memorial existente na Avenida Heróis do Ultramar, em Vila Nova de Ceveira.