Inaugurada Rede Local de Intervenção Social de Vila Nova de Cerveira
Vila Nova de Cerveira conta, desde este sábado, com um novo equipamento de atendimento social. Fruto de um protocolo de cedência e colaboração celebrado entre o Município e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, a RLIS - Rede Local de Intervenção Social no concelho foi inaugurada no antigo edifício do Quartel dos Bombeiros Voluntários.
É a resolução de um prolongado impasse que se vivia em Vila Nova de Cerveira, quando já oito dos dez concelhos do Alto Minho, tinham este serviço em funcionamento. O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), integrado no projeto RLIS de Vila Nova de Cerveira, foi inaugurado este sábado, no Dia do Município, numa cerimónia que contou com a presença do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Dr. Paulo Órfão.
A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, gestora da Rede Local de Intervenção Social, e a Câmara Municipal enquanto parceira, formalizaram um protocolo de cedência e cooperação, no qual se referencia o funcionamento deste equipamento no antigo edifício do quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, onde se inclui a antiga casa do Quarteleiro.
Durante a cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal destacou o início de mais um serviço ao dispor dos cerveirenses, após um percurso difícil para a entrada em funcionamento “Só Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo é que não tinham a RLIS em funcionamento, e só com muita insistência e boa vontade de todas as entidades envolvidas, nomeadamente da Secretaria de Estado da Segurança Social e do Centro Distrital da Segurança Social, é que foi possível concretizar este objetivo que será muito útil para cerveirenses menos favorecidos”, disse Fernando Nogueira.
Agradecendo às entidades que contribuíram para debloquear este impasse, e à Câmara Municipal pela parceria de cedência de espaço e das obras de adaptação do mesmo, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, Rui Cruz, frisou um “dia de festa para a Misericórdia de Cerveira, com esta nova unidade de apoio social que se pauta por uma intervenção de proximidade, transversalidade e inovação social”.
Por sua vez, o diretor distrital da Segurança Social, Dr. Paulo Orfão, enalteceu o trabalho incansável da Santa Casa e da Câmara Municipal para tornar uma realidade a criação da RLIS no concelho, “exemplo de como se trabalha em prol dos que mais necessitam e só por isso será certamente um caso de sucesso”.
A RLIS constitui-se como um instrumento privilegiado no atendimento e acompanhamento social, promovendo uma estreita articulação entre as várias entidades multissectoriais, com vista à implementação de diferentes estratégias de ação em resposta às situações de maior vulnerabilidade social.
Com três técnicos, nomeadamente um psicólogo, um assistente social e um assistente da aérea educação, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) consiste num atendimento de primeira linha que pretende responder eficazmente às situações e crise e ou emergências sociais. Pretende, igualmente, efetuar um acompanhamento social às pessoas e famílias, destinado a assegurar o apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais.
O horário de funcionamento da RLIS de Vila Nova de Cerveira é de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30, sem interrupção para almoço.