“Damos início a um ano letivo cheio de força e cooperação”
Em contagem decrescente para o arranque do ano letivo 2016/2017, o executivo municipal de Vila Nova de Cerveira deu as boas-vindas aos novos docentes e consolidou os votos de acolhimento ‘aos da casa’. A receção oficial aos professores do Agrupamento de Escolas decorreu, esta segunda-feira, no Salão Nobre e prosseguiu com uma visita guiada a quatro museus do concelho.
Assinalando a primeira semana de preparação de mais um ano letivo, cerca de meia centena de professores aceitou o convite da autarquia cerveirense para uma tarde de confraternização e de partilha de conhecimentos associada ao concelho.
No Salão Nobre da Câmara Municipal, o edil cerveirense ressalvou a importância e o contributo dos professores no desenvolvimento futuro do concelho, através da boa aprendizagem das novas gerações. “As nossas escolas obtêm cada vez mais um excelente desempenho, consubstanciado nos resultados. Obviamente não trabalhamos para números, mas são uma consequência do nosso trabalho. O mais importante é o percurso que os alunos vão conseguir na vida profissional e da parte da autarquia reitero que podem contar com todo o nosso apoio e disponibilidade, dentro das limitações existentes”, disse Fernando Nogueira, acrescentando: “Estamos aqui para dar o melhor pelas nossas crianças e jovens, e sob esta premissa damos início a um novo ano letivo cheio de força e de cooperação”.
O diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira começou por agradecer o convite da autarquia para esta receção aos professores, bem como o apoio e a colaboração na dinamização de diversos espaços, atividades e projetos. O professor Artur Teixeira aproveitou para anunciar que o Agrupamento de Escolas foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, uma Showcase School pela Microsoft, “fruto de esforço de todos”.
Após as mensagens de boas-vindas, os professores foram convidados para uma visita guiada a quatro museus de interesse turístico-cultural do concelho - Aquamuseu do rio Minho, Convento S. Paio, Fortum Cultural e Arquivo Municipal. A acompanhar esta iniciativa esteve a Vereadora da Educação Aurora Viães que explicou a importância desta visita para os novos professores perceberem as potencialidades do concelho e dos seus museus, e ao mesmo tempo reforçar a cooperação já existente entre os museus e a dinâmica da sala de aula.
No Arquivo Municipal, os professores presenciaram a abertura da Exposição “Escolas Primárias – Espaços de Memória”, patente durante o ano letivo para visitas escolares e particulares.