Festa da História 2016: Mais mercadores, mais animadores e mais público
Ano após ano, é sempre a somar. Consolidação e reconhecimento são duas das palavras que descrevem mais uma edição da Festa da História de Vila Nova de Cerveira, a decorrer até domingo. Evento oferece quantidade e qualidade aos milhares de visitantes que, por estes dias, viajam até à época medieval.
“Vimos todos os anos de Pontevedra de propósito para seguir o programa de animação com muita qualidade e surpresas”. A opinião entre os visitantes é consensual: apesar de várias edições realizadas, este evento consegue reinventar-se e surpreender, criando elevadas expetativas para o revisitar.
E os números não enganam: ao longo de quatro dias de mercado medieval, há cerca de 200 diferentes postos de venda para visitar, com produtos únicos que advêm de várias regiões de Portugal e de Espanha. Pelas ruas do centro histórico, 50 animadores criam interação com o público que, perante os espetáculos de rua alusivos à época, conseguem arrancar gargalhadas e palmas de entusiasmo. No total, são cerca de 50 as atividades propostas entre teatro de rua, acrobacias e malabarismos, demonstração de serpentes e danças orientais, espetáculos de fogo e de falcoaria real, torneios apeados, danças medievais e demonstração de armas.
Pelas ruas do centro histórico ouvem-se vários idiomas que procuram viver e experienciar esta viagem à época medieval, registando fotograficamente momentos, levando uma lembrança para casa e/ou informando-se para conhecer melhor a história e identidade cerveirenses.
A Festa da História de Vila Nova de Cerveira é um evento que, pela sua diversidade e interatividade, é “medievalmente familiar” e o Acampamento Militar é um dos muitos exemplos desse conceito. Pais e filhos, avós e netos partilham brincadeiras de outros tempos, através de inúmeros jogos tradicionais e de uma visita sempre carinhosa a alguns animais em exposição.
A vasta programação continua até domingo: Visite Cerveira, a vila medieval!