Beneficiação florestal em Covas minimizou efeitos de incêndio de grandes dimensões
O incêndio que deflagrou, ontem à tarde, nas imediações da A3, em São Martinho de Coura, Paredes de Coura, e passou à freguesia de Covas, no concelho de Vila Nova Cerveira, foi minimizado graças ao excelente estado de limpeza dos caminhos florestais, corta-fogos e arrifes, bem como à pronta intervenção dos Bombeiros Voluntários, Unidade Local de Covas e Sapadores Florestais, com o apoio de populares. Fogo está circunscrito, mantendo-se no local operacionais para controlar algum eventual reacendimento.
As chamas chegaram a ameaçar fortemente os lugares de Ledo e Vilarinho, em Covas, mas nunca houve risco iminente para as habitações ali localizadas, dada a melhoria muito significativa que, em 2015 e ainda no corrente ano, abrangeu as infraestruturas florestais afetas à unidade de baldios de Covas, ao longo de quase 100kms. Os trabalhos foram resultado de uma parceria entre a autarquia de Vila Nova de Cerveira e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o apoio da Junta de Freguesia de Covas.
O presidente da Câmara Municipal, que esteve no local a acompanhar as operações, agradece e deixa uma palavra de apreço aos operacionais que, com muito esforço minimizaram os efeitos deste incêndio, assim como a toda a população que também combateu o fogo lado a lado com as suas cisternas. Fernando Nogueira realça que o vasto trabalho realizado ao longo do último ano naquela zona, mais focado nas áreas de povoamento florestal, áreas críticas e infraestruturas com elevado estado de degradação, minimizou os efeitos. “Há vários anos que não se procedia a um investimento desta ordem e grandeza, ao nível da prevenção, e tudo vale a pena quando se trata da segurança das nossas populações”, assegura.
Neste momento, o incêndio na freguesia de Covas está controlado e circunscrito, no entanto, e para evitar qualquer reacendimento devido às elevadas temperaturas que se fazem sentir, mantém-se no local alguns operacionais a vigiar.
Foram vários os operacionais dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, da Unidade Local de Covas, Sapadores Florestais e outras corporações do distrito, com o apoio de populares, que combateram até de madrugada as chamas em Covas, a freguesia com a maior mancha verde do concelho, razão pela qual tem acolhido uma intervenção sem precedentes, permitindo a beneficiação e alargamento de aceiros e arrifes, a melhoria de caminhos florestais e a preparação de parcelas para ações de fogo controlado.