Concelho distribui água de muita boa qualidade
A população de Vila Nova de Cerveira pode beber água da torneira com confiança e segurança. A garantia está refletida nos dados do relatório anual da ERSAR sobre o “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, referente ao ano de 2015. O indicador de água segura em Portugal atingiu, pela primeira vez, os 99%, um nível de excelência.
Acompanhando a tendência nacional, Vila Nova de Cerveira apresenta uma taxa de 97,34%, o que traduz os elevados níveis de qualidade da água que é distribuída pela rede pública, comprovados por 162 colheitas que deram origem a 2.102 análises paramétricas da água realizadas ao longo de 2015.
O facto de não se ter alcançado o valor máximo prende-se com uma situação já recorrente no concelho, isto é, a persistência de baixos valores de pH (indicador CR2 do estudo) que necessitam de ser corrigidos mas que, de acordo com a Direção-Geral de Saúde, não implicam qualquer risco direto para a saúde dos consumidores.
Com a construção dos dois reservatórios na freguesia de Covas, e com o início, muito em breve, da empreitada de ligação e adução do sistema, o executivo cerveirense acredita que o incumprimento deste único critério será praticamente eliminado. “As caraterísticas das nossas águas aproximam-se das águas minerais, sendo mais saborosas e adequadas aos paladares dos munícipes, mas é importante erradicar aquele que é o único incumprimento na matéria”, diz o edil cerveirense. Fernando Nogueira assegura que, para a efetiva correção, é necessária a introdução de uma base alcalina na água, o que com a entrada em pleno funcionamento dos dois reservatórias na freguesia, onde esta situação é mais visível, os níveis cumprirão os valores paramétricos definidos no Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto.
De sublinhar que as águas do concelho são, de um modo geral, de natureza ácida, resultante da essência granítica dos solos do Alto Minho. Desta forma, Vila Nova de Cerveira tem-se apresentado como uma referência face aos reduzidos incumprimentos verificados.
Disponível online no portal da ERSAR, o Relatório Anual do Setor de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP) apresenta informação mais detalhada dos dados da qualidade da água na torneira do consumidor apresentado por município e por zona de abastecimento publico.
Além de se dar cumprimento ao disposto na legislação em vigor, pretende-se também comparar os resultados obtidos com os resultados de anos anteriores, permitindo avaliar a evolução da situação por concelho e por entidade gestora. Está também disponível para consulta uma aplicação interativa de fácil utilização que permite visualizar a evolução da qualidade da água por concelho entre os anos de 2002 e 2015.