Passar para o Conteúdo Principal

‘O Crochet Sai à Rua’ de Cerveira para o mundo

2016/07/29

Está na moda e veio mesmo para ficar. Todos os dias, em cada rua de Vila Nova de Cerveira há inúmeras máquinas fotográficas e telemóveis a disparar para não perder nenhum pormenor da ornamentação do centro histórico em crochet. Em apenas um mês, a beleza e o cariz comunitário da iniciativa ‘O Crochet Sai à Rua’ tem despertado o interesse de milhares de pessoas de várias nacionalidades.

Uns exclusivamente de propósito, outros apanhados de surpresa. Dias de semana ou fins-de-semana, quem visita Vila Nova de Cerveira é unânime nos elogios à criatividade e imaginação, mas também ao espírito de união e envolvimento da comunidade, entre IPSS’s, comerciantes, freguesias e residentes, para conferir um elemento de atratividade diferenciador no período de verão, conjugando tradição e contemporaneidade, através da arte secular do crochet.

“Verdadeiras obras de arte”, “Ideia hermosa”, “Great effort”, “Très original”... Pelas ruas e na Loja Interativa de Turismo ouvem-se comentários de portugueses oriundos de várias regiões do país, espanhóis, franceses, americanos, alemães, ingleses, brasileiros, polacos, italianos que, maravilhados com a iniciativa, prometem divulgar o evento a familiares e amigos.

Para a II edição d’ ‘O Crochet Sai à Rua’ já se contabilizam mais de 200 quilómetros de fio transformados em peças únicas de crochet que têm conseguido conectar Vila Nova de Cerveira a vários cantos do mundo. Desde uma boneca de 6 m, aos 11 cervos com 5 m, da recriação da feira de gado, às fachadas de edifícios e árvores com adornos em crochet, não há ponto do centro histórico que não seja um motivo de paragem obrigatória e digno de registo.

E a verdade é que de hoje para amanhã, há sempre um elemento decorativo novo e que capta a atenção de quem deambula pelas ruas, garantindo um roteiro sempre singular. O impacto positivo da iniciativa tem contribuído para aguçar a vontade das ‘mãos de fada’ continuarem a fazer crochet e conceberem novas ideias. É o caso do mais recente ET todo elaborado em crochet que tem feito as delícias de miúdos e graúdos.

‘O Crochet Sai à Rua’ de Cerveira até meados do mês de setembro. Fica o convite para descobrir cada canto e encanto de um projeto comunitário considerado uma referência nacional e com destaque além-fronteiras.