Vila Nova de Gaia acolhe Coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira
A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai levar até à Biblioteca Municipal de Gaia a exposição “Diálogos no Acervo”, com cerca de 40 obras da Coleção. A mostra, que resulta de uma colaboração entre o Museu Bienal de Cerveira e cooperativa cultural Artistas de Gaia, inaugura a 29 de julho (sexta-feira), às 21h30.
“O objetivo maior da exposição é mostrar, por um lado, o aspeto dinâmico do Museu da FBAC, a sua capacidade e necessidade de entender o seu acervo e, ao mesmo tempo, perceber como se encaixa e dialoga com o que há de novo”, explica Cabral Pinto, coordenador artístico e de produção.
No total são apresentados 38 artistas portugueses, com trabalhos de pintura, escultura, desenho e gravura, representativos das tendências da arte contemporânea nacional.
Segundo Henrique Silva, presidente interino do Conselho de Fundadores da FBAC, a Coleção do Museu Bienal de Cerveira foi “construída com muita paixão, altruísmo e generosidade de artistas que expressaram o seu pensamento através das obras presentes e das mais de 500 obras que constituem o Museu de Arte Contemporânea de Cerveira, só possível com o apoio incontestado de uma Autarquia aberta ao diálogo com os criadores, como forma de desenvolvimento sociocultural das suas populações”.
A parceria entre a FBAC e os Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, que teve início com a mostra “Onda Bienal – Em Cerveira” (patente até ao final do mês no Fórum cultural), será prolongada também em 2017. Vila Nova de Cerveira irá acolher um espaço da 2.ª Bienal Internacional de Arte de Gaia, sendo que, por sua vez, a XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira terá um polo expositivo em Vila Nova de Gaia.
A mostra “Diálogos no Acervo”, patente até 11 de setembro, conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.