Passar para o Conteúdo Principal

Agenda Estratégica Cerveira-Tomiño: Identificados seis projetos para OP Transfronteiriço

2016/07/21

Cerca de 40 entidades e associações luso-galaicas participaram, na primeira semana de julho, no segundo período de encontros temáticos no âmbito da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño 2014-2020. No total, foram identificados seis projetos que vão ser submetidos a votação no Orçamento Participativo Transfronteiriço.

Com muita adesão e participação ativa, este ciclo de reuniões transfronteiriças de grupos de trabalhos nas áreas da Cultura/Desporto, Educação e Ação Social tem desenvolvido um processo de auscultação, delineação e definição de iniciativas comuns que contribuam para a ‘desfronteirização efetiva’.

Dos projetos já sinalizados consta na área da Cultura/Juventude a organização de um evento musical ligado ao jazz e de uma semana cultural transfronteiriça com envolvimento de agentes culturais locais; para a Educação reconheceu-se a necessidade de promover uma semana de intercâmbio da comunidade educativa transfronteiriça e o projeto Educação pelo Desporto; e por último, na área social, a criação de um plano de acessibilidade para os grupos sociais desfavorecidos, assim como a dinamização de uma rede partilhada de aconselhamento social.

Após a apresentação e cruzamento de pontos convergentes nas reuniões de maio, esta segunda ronda decorrida em julho permitiu a identificação concreta de seis projetos que, nas próximas semanas, vão ser trabalhados pelo secretariado da Amizade Cerveira-Tomiño, de forma a que até ao final do mês de setembro decorra uma última reunião para validação definitiva. O objetivo e que em outubro possam ser submetidos ao I Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño.

De realçar que o Orçamento Participativo Transfronteiriço Cerveira-Tomiño, com um montante global de 20 mil euros, será repartido em partes iguais pelos dois concelhos, nas três áreas de intervenção prioritárias. Pela dinâmica participativa subjacente, o objetivo é desafiar e auscultar as populações de ambas as margens a refletir sobre projetos comuns que gostariam de ver concretizados.