Autarquia apresenta quatro candidaturas para abastecimento de água e saneamento de águas residuais para Campos, Cornes, Covas, Loivo, Nogueira e Reboreda
Procurando garantir quantidade e qualidade na prestação de um bom serviço público de água a toda a população do concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira acaba de submeter quatro candidaturas ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, num valor superior a dois milhões de euros. Consolidar a melhoria contínua das infraestruturas e consequente adaptação às novas exigências legais e necessidades da comunidade são os objetivos.
Depois de diversas intervenções em vários pontos do concelho, a edilidade cerveirense avançou, nos primeiros dias de julho, com a submissão de quatro projetos ao Aviso POSEUR-12-2016-38 da tipologia de intervenção Ciclo Urbano da Água. Caso sejam aprovadas, as presentes intervenções abrangem cerca de 3000 pessoas no território.
Ao nível do abastecimento de água foram apresentadas duas candidaturas: uma a abranger a freguesia de Covas para ligação Alta/Baixa aos Reservatórios existentes, com o intuito de alargar o serviço de abastecimento de água a populações ainda não servidas na área de influência do sistema de Covas, dando sequência ao protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Covas para a gestão de água de abastecimento público. A distribuição de água será realizada a partir dos três reservatórios existentes e operacionais; e uma outra para a freguesia de Cornes de ligação Alta/ Baixa do Reservatório de Laceiras ao Pólo Industrial II.
Já no âmbito do saneamento de águas residuais foram elaboradas e submetidas mais duas candidaturas. A primeira prende-se com a ampliação e remodelação das redes de saneamento básico – fase 5 - subsistema de Campos, designadamente aglomerados populacionais das Freguesias de Cornes, Reboreda, Nogueira e Campos; e a segunda visa a ampliação e remodelação das redes de saneamento básico – fase 6 - subsistema de Vila Nova de Cerveira, na Senhora do Porto em Loivo.
A canalização de fundos comunitários para dotar as freguesias de Vila Nova de Cerveira de um adequado e moderno sistema de abastecimento de água e saneamento básico foi um dos compromissos do executivo liderado por Fernando Nogueira. “São obras que não se veem e que causam transtornos a quem vive ou trabalha nas zonas intervencionadas, mas é um esforço que traz qualidade de vida e que as pessoas sentem e valorizam”, assegura o autarca.
Atualmente, o Município cerveirense, enquanto entidade gestora de abastecimento de água, abastece 99% do território. No que respeita ao saneamento, e associando estes novos investimentos, prevê-se que, em 2017, a taxa de população do concelho servida ultrapasse os 75%, cumprindo as recomendações da União Europeia.