Passar para o Conteúdo Principal

Cerveira-Tomiño pretendem ser símbolo de cooperação europeia

2016/07/08

“Está dado mais um passo na criação deste projeto transfronteiriço de fortalecimento da identidade europeia e de sentido de pertença comum”, afirmou esta manhã o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, no âmbito da cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre o Município, a Deputación Provincial de Pontevedra e o Concello de Tomiño, para a promoção do concurso internacional de ideias para a seleção do anteprojeto da ponte/travessia para peões e bicicletas sobre o Rio Minho.

Estiveram presentes na sessão a Presidente da Deputación Provincial de Pontevedra, Maria del Carmen Silva, a Alcaldesa do Concello de Tomiño, Sandra González e o deputado provincial de Mobilidade de Pontevedra, Uxío Benítez, que reforçaram a importância deste projeto. “Este romper de fronteiras deixará uma pegada não só a nível político, como também nas próprias relações das próximas gerações com este território” defendeu Carmen Silva.

Por sua vez, Sandra González sublinhou, ainda, que “o reconhecimento deste espaço natural trará luz ao Rio Minho, permitindo apagar os limites físicos com a criação de um ecossistema único”.

De acordo com o protoloco assinado, cabe à Deputación Provincial de Pontevedra a abertura do Concurso Internacional de Ideias para a redação do anteprojeto e, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e o Concelho de Tomiño, será igualmente responsável pela elaboração do documento base que regulamentará a abertura de concurso, cuja abertura está prevista para setembro deste ano. As propostas deverão ser apresentadas em galego e português, sendo que o vencedor será responsável pela elaboração do anteprojeto.

Fernando Nogueira referiu, ainda, que “as pontes entre as populações de Vila Nova de Cerveira e Tomiño estão já estabelecidas pelo que esta nova travessia vem potenciar este fenómeno transfronteiriço, que se pretende que seja um símbolo da cooperação europeia”.

Recorde-se que no âmbito da Agenda Estratégica de Cooperação Cerveira-Tomiño a constituição do Parque Transfronteiriço ‘Castelinho-Espaço Fortaleza’ de 16ha, através da ligação de uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho, constitui-se como uma das prioridades. A existência de dois parques urbanos e de lazer nas margens do rio Minho, com uma oferta diversificada e complementar de valências, tem captado as atenções de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño para um projeto de cooperação transfronteiriça, mas que só será viável através desta nova ligação entre as duas margens separadas por cerca de 200 metros.

A elaboração do anteprojeto da travessia pedonal sobre o rio Minho foi integrada na candidatura “Preservação e Valorização do Rio Minho Transfronteiriço” apresentada, ao INTERREG V-A Portugal/Espanha, no passado mês de janeiro.